Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Filmes

Demolidor mantém a qualidade na segunda temporada

3 maio 2016

Outros personagens

A vilã Madame Gao (papel de Wai Ching Ho), a líder da Tríade, volta a aparecer na série. É provável que a personagem seja Mother Crane, governante da cidade mística de Ku’n-Zi, que terá importância maior no seriado do Punho de Ferro. Murdock visita Gao para descobrir quem é o Blacksmith, teoricamente o grande rival da Tríade no tráfico de heroína.

Gao indica a Murdock que Blacksmith está operando do porto, mas não sabe dizer qual o número do cais – ou já teria resolvido esse problema. O Justiceiro, levanta a mesma informação – acompanhado de Karen –, depois de executar dois capangas de Blacksmith numa lanchonete.

A vilã tem uma conversa interessante com o Demolidor e sugere que existe uma ameaça maior do que ela em Nova York, e que esperava mais do Demolidor.

O médico legista Dr. Gregory Tepper (Eric Michael Gillett) é uma peça-chave no julgamento de Frank Castle. Ameaçado por Elektra, revela perante a juíza que alterou os dados do relatório sobre o Justiceiro e um outro homem. Inicialmente, ele foi ameaçado por pessoas que pareciam ser agentes federais – possivelmente os mesmos que estavam vigiando a casa da família de Castle.

Não fica claro quem são essas pessoas misteriosas – podem estar ligadas à promotora Reyes, aos militares do coronel Schoonover ou até à S.H.I.E.L.D.

Desenhos do uniforme do Gladiador

Melvin Potter é um tradicional inimigo do Demolidor nos quadrinhos, conhecido pela alcunha de Gladiador. Na atual temporada, aparece diversas vezes, sempre atuando como um inventor, ajudando Murdock com seu uniforme. Ele aperfeiçoou a roupa e a máscara do herói e ainda criou uma versão de seu bastão, muito similar ao das HQs.

De quebra, Melvin ainda dá uma reforçada no material usado por Elektra em seu uniforme.

A cada aparição, a presença do Gladiador fica mais evidente. Quando está preocupado em saber se Matt foi seguido pelo Justiceiro, ele pega uma de suas serras circulares para se proteger. Em outra cena, está usando um colete protetor com as cores e o design da roupa do vilão nos gibis. E, para encerrar, a caixa do novo bastão do Demolidor está sobre uma série de desenhos de uma armadura similar à do Gladiador.

Além disso, na maioria das cenas é possível ver partes da armadura do Metaloide, no canto de sua oficina, e o cartaz que é uma homenagem a uma capa de Daredevil, criada por David Mazzucchelli, que já havia sido mencionada no artigo sobre a primeira temporada de Demolidor.

Melvin surgiu em Daredevil # 18, em 1966, numa HQ de Stan Lee e John Romita Sr.

O padre Lantom (Peter McRobbie), que apareceu na primeira temporada, também ressurge, no velório de Grotto, no qual estavam presentes Matt, Foggy e Karen.

Demolidor - Segunda temporada

É provável que a freira do orfanato de St. Agnes, no terceiro episódio, seja a mãe de Matthew Murdock, como nos quadrinhos.

Vale destacar que a personagem Jessica Jones, mencionada várias vezes neste artigo, é uma detetive particular com superpoderes. Ela tentou ser heroína e até fez parte dos Vingadores, mas desistiu da "profissão".

Jones surgiu na revista Alias, de Brian Bendis e Michael Gaydos, e continuou suas aventuras no título The Pulse. Ela tem várias aparições na revista do Demolidor e dos Novos Vingadores e se casou com Luke Cage, com quem tem uma filha.

No final da temporada, Castle visita sua casa e remove um CD que está rotulado com a palavra Micro. É uma referência ao personagem David Linus "Microchip" Lieberman, mais conhecido como Micro. Durante anos, ele foi o assistente de Frank Castle, ajudando com a logística de suas operações.

Essa não é a primeira menção a Micro no Universo Cinemático Marvel. Skye, ou melhor, Daisy Johnson descreve Micro no episódio sete da segunda temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D. O personagem foi criado por Mike Baron e Klaus Janson, em The Punisher (Vol. 2) # 4, em 1987, e morreu numa HQ da fase de Garth Ennis.

Microchip apareceu brevemente em O Justiceiro – Em zona de guerra (Punisher – War Zone), de 2008, interpretado por Wayne Knight.

Cena de Demolidor - Segunda TemporadaMicrochip

Nos últimos capítulos, uma mulher ruiva chamada Tyler (interpretada por Maya Rosewood) ajuda Nobu e o Tentáculo. Nos quadrinhos, a única ruiva que ajuda a organização criminosa é Mary Walker, mais conhecida como Mary Tyfoid. Trata-se de uma tradicional inimiga do Demolidor, com múltiplas personalidades, que já esteve aliada a Wilson Fisk e à Yakuza. Outra característica relevante é o fato de ela ser uma mutante com poderes ligados à telecinese e pirocinese.

Se Tyler tiver qualquer relação com Mary Tyfoid, é provável que não tenha superpoderes (e, se os tiver, pode ser inumana, e não mutante, devido à questão ligada aos direitos de adaptação para o cinema e TV desses personagens). Mary surgiu em Daredevil # 254, em 1988, pelas mãos de Ann Nocenti e John Romita Jr.

Tyfoid foi vista no cinema como uma das vilãs do filme Elektra, com Natassia Malthe no papel da personagem. Ela estava a serviço do Tentáculo, mas tinha outros superpoderes.

Outra possibilidade, bem mais remota, é que Tyler seja uma versão televisiva de Sabrina "Bree" Morrel, uma policial, de São Francisco, ligada à Mulher-Aranha (e, ocasionalmente, aos X-Men), que secretamente faz parte de um clã do Dragão, da Yakuza. Ela foi criada por Chris Claremont e Steve Leialoha, em Spider-Woman # 39, em 1981.

Um fato curioso é que um dos capangas de Blacksmith – que aparece na cena do navio, no final do episódio 11, e volta a ser visto numa foto no capítulo 12 –, se parece muito com o personagem Bushwacker (Carl Burbank), um vilão que tem um braço mecânico que se transforma numa arma e estreou em Daredevil # 259.

Algumas das musicas que tocam na segunda temporada: The Price of Punishment (The Warriors), Ace of Spades (Motorhead), Die on a Rope (The Distillers), Date With the Night (Yeah Yeah Yeahs), Parachute (Stuart Hart and We Two Queens), Science (Epic Beats), Cello Suite No. 1 in G Major – I. Prelude (Alexander Rudin), She’s Got You (Lee Ann Womack) e Shinning Star (Earth, Wind and Fire).

A Marvel TV e a Netflix continuam fazendo um trabalho bem divertido com o Demolidor e os outros personagens da "Casa das Ideias". Tanto para os fãs novatos, quanto para os veteranos dos quadrinhos. O próximo seriado dessa leva será Luke Cage, previsto para setembro.

Bushwacker

Já são mais de 470 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA