Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Matérias

Chat do Universo HQ no UOL, na íntegra

1 dezembro 2001

Equipe UHQ: Boa noite, pessoal!

Equipe UHQ: Só pra constar: presentes pelo Universo HQ: Sidney Gusman, Samir Naliato, Sérgio Codespoti e Marcelo Naranjo! Ou seja, a equipe toda! :o)

Bedman fala para Equipe UHQ: Quando as revistas vão ter o mesmo impacto que tiveram no passado?

Equipe UHQ: Bedman, hoje, isso é difícil acontecer! Os roteiristas, para nossa infelicidade, pouco trazem de novo.

Dre_lima fala para Equipe UHQ: O que vocês acham de The Authority? É o melhor gibi do mercado ou é impressão minha?

Equipe UHQ: Dre_lima, Authority é muito bom! Sem dúvida, está acima da média das publicações atuais. Agora, só nos resta torcer pra esse material ser publicado por aqui!

Dre_lima fala para Equipe UHQ: O que vocês sabem do Cavaleiro das Trevas 2?

Equipe UHQ: Lima, será uma mini-série em 3 edições e a história se passa alguns anos após o Cavaleiro das Trevas.

Gabi fala para Equipe UHQ: Sei que pode ser uma pergunta meio besta, mas necessária para minha permanência nessa sala: O q é Equipe UHQ?

Equipe UHQ: Gabi, a Equipe UHQ é formada pelos editores do site Universo HQ, especializado em quadrinhos e cinema! O endereço é http://www.universohq.com

Márcio fala para Equipe UHQ: Pessoal, vocês poderiam fazer um balanço do site até aqui?

Equipe UHQ: Márcio, em pouco mais de dois meses, desde nossa reestréia, todas as nossas expectativas foram superadas! O número de cadastrados quadruplicou e saímos em diversos veículos de imprensa, com destaque! Além disso, o retorno dos leitores tem sido excelente!

Bedman fala para Equipe UHQ: Porque as vezes material bom, é tão pouco conhecido???

Equipe UHQ: Bedman, porque, muitas vezes, o material não atende ao público em geral. Os editores nacionais têm interesse, evidentemente, em materiais mais comerciais, que nem sempre têm a melhor qualidade. No entanto, vale ressaltar que tem muita coisa boa chegando por aqui!

Walker fala para Equipe UHQ: Depois de mais de quinze anos, estou querendo voltar a colecionar revistas Marvel e DC, mas o que aconteceu aos quadrinhos, aquele gibi pequeno?

Equipe UHQ: Walker, o formatinho foi extinto pela Abril. Mas, devido aos pedidos de leitores, algumas editoras, como a Brainstore e a Pandora, já anunciaram que devem lançar materiais nesse formato!

Márcio fala para Equipe UHQ: O que vocês acham dos demais sites de HQs no Brasil e no mundo? Na minha opinião, muitos deles exageram no visual e pecam no conteúdo...

Equipe UHQ: Márcio, é difícil generalizar! Existem sites ótimos e outros fracos. O conteúdo varia conforme a proposta do site!

Dre_lima fala para Equipe UHQ: Pô, se a Abril não publica nem o resto do Universo DC, imagina se vai sair Authority por aqui... o que vocês acham dessa seleção limitada de histórias da abril?

Equipe UHQ: Dre_lima, a Abril "enxugou" seus títulos. Os próprios editores já disseram que não sairão materiais mais "alternativos". Mas Authority deve chegar ao Brasil, logo, logo! :o)

Dre_lima fala para Equipe UHQ: Qual a melhor publicação pra acompanhar o mercado gringo? É a Wizard mesmo, ou vocês conhecem alguma pérola? E na Internet?

Equipe UHQ: Dre_lima, a gente prefere o Universo HQ! ;-)

Fred fala para Equipe UHQ: Quais os planos pro futuro do site?

Equipe UHQ: Fred, os planos são de crescimento! Tem muitas novidades pintando em breve!

Marcelo Cypriano fala para Equipe UHQ: Ufa! Cheguei! tem um cantinho pra cinema aí?

Equipe UHQ: Salve, Cypriano! Pra quem não sabe, Marcelo é um dos nossos mais estimados colaboradores.

Andreall fala para Equipe UHQ: o q vocês acham do novo formato da Mythos? Saiu com o mesmo preço de sempre!

Equipe UHQ: Andreall, o formato é interessante, pois permite uma redução de custos para a editora. Mas, CLARO, que o ideal é que essa economia seja repassada aos leitores.

Márcio fala para Equipe UHQ: Vocês poderiam fazer uma análise pessoal do mercado de criadores brasileiros de HQs? Vejo vocês dando apoio ao Mutarelli e Flavio Colin, mas acho que ainda falta muito pra chegarmos a criar um bom núcleo de criadores...

Equipe UHQ: Márcio, o mercado nacional apresenta um crescimento tímido, mas significativo. Tem muita editora lançando material nacional! Quanto a apoiarmos os autores nacionais, vamos continuar fazendo isso, sempre!

Bedman fala para Equipe UHQ: Vocês acham que é possível investir mais no publico fiel dos quadrinhos ou tentar conquistar aqueles nem tão ligados??

Equipe UHQ: Bedman, o ideal é sempre gerar novos leitores. Hoje, infelizmente, o mercado está mais setorizado!

Tenshinhan fala para Equipe UHQ: Quando vocês irão atualizar o Checklist? As editoras ainda não enviaram o material?

Equipe UHQ: Tenshinhan, o Checklist será atualizado terça-feira!

Dre_lima fala para Equipe UHQ: se vocês tivessem que indicar um gibi (atual, não vale os clássicos) pra um cara que tá lendo gibi pela primeira vez, qual seria?

Equipe UHQ: Lima, Hellboy, Liga Extraordinária e Gen

Wally West fala para Equipe UHQ: Gen Pés Descalços ou Gen-13?

Equipe UHQ: Wally West, Pés Descalços, sem dúvida!

Bedman fala para Equipe UHQ: Qual quadrinho ou estilo de quadrinho mais os agrada hoje?

Equipe UHQ: Bedman, cada um tem seu gosto pessoal, mas a equipe, no geral, curte todo tipo de HQ!

Walker fala para Equipe UHQ: Vocês sabem quantos títulos Marvel e DC são publicados nos EUA? Como a
Abril vai colocar todo mundo em cinco revistas?

Equipe UHQ: Walker, Marvel e DC somam quase 150 títulos. É impossível a Abril publicar tudo!

Wally West fala para Equipe UHQ: O que vocês acham da criação do Club HQ? Eu, pessoalmente, apesar de ser mais difícil encontrar algumas revistas como Preacher ou Sandman, acho que assim pelo menos teremos a chance de tê-las ao invés de serem canceladas...

Equipe UHQ: Wally West, é uma boa idéia, mas com uma ressalva: isso impede o surgimento de novos leitores.

Márcio fala para Equipe UHQ: Vocês pensam em exercer outras atividades sobre HQs além do site? Tipo, montar uma editora?

Equipe UHQ: Márcio, temos plano que dependem do crescimento do site! ;o)

Andreall fala para Equipe UHQ: O que vocês estão lendo (e gostando) no momento?

Equipe UHQ: Andreall, Dragon Ball, Hellboy, Liga Extraordinária, Do Inferno, Sin City, Conan do Barry Windsor Smith...

Wolverine fala para Equipe UHQ: Qual é o melhor estilo mangá: americano ou japonês?

Equipe UHQ: Wolverine, japonês!!!!!!!

Alexandre fala para Equipe UHQ: Gostaria de saber se é verdade da ida de Roger Cruz para Image?

Equipe UHQ: Alexandre, é verdade!

Márcio fala para Equipe UHQ: O que vocês estão achando da gestão de Joe Quesada na Marvel?

Equipe UHQ: Márcio, sem dúvida, o Quesada está fazendo um bom trabalho. Ele fez as pessoas voltarem a falar de quadrinhos!

Hqmaníaco fala para Equipe UHQ: Qual a opinião de vocês com relação à publicação de Ultimate Spiderman e X-Men? Ela vai trazer novos leitores para as HQs ou será (como nos EUA) comprada pelos antigos leitores (uma saída para quem não tem grana para comprar as Premiuns)?

Equipe UHQ: Hqmaníaco, achamos a idéia complicada, pois, caso essa linha substitua o universo normal da Marvel, como estão falando, será um desrespeito aos leitores antigos.

Wally West fala para Equipe UHQ: concordo, mas, com o lançamento das Premiuns, a Abril também não abre espaço para a formação de novos leitores... o material das outras editoras, de excelente qualidade (Pandora, Brainstore, Via Lettera) também não abre espaço para novos leitores devido ao preço de capa... o que fazer?

Equipe UHQ: Wally West, o mercado nacional atravessa uma fase de segmentação. Há alguns exemplos de formação de novos leitores, como Dragon Ball, por exemplo!

Walker fala para Equipe UHQ: Cadê a sala de chat no site de vocês?

Equipe UHQ: Walker, a atual estrutura não nos permite chat... AINDA!

DESENHISTA fala para Equipe UHQ: O que vocês acham dos desenhos animados de hoje? Tipo Patrulha Estelar, Digimon, Pokemon...?

Equipe UHQ: Desenhista, a gente curte alguns, como Laboratório de Dexter, a linha animated, Johnny Bravo e anime tipo Ghost in the Shell.

Alain Patrick fala para Equipe UHQ: Vocês analisam projetos de personagens em quadrinhos novos?

Equipe UHQ: Alain, como não estamos publicando, só temos espaço para a publicação dos contos do UHQ, que estreou semana passada!

Tenshinhan fala para Equipe UHQ: Agora uma pergunta pessoal pra galera do UHQ: Qual título vocês gostariam que pintassem por aqui?

Equipe UHQ: Tenshinhan, Lobo Solitário, Authority, Arqueiro Verde (Kevin Smith), Miracleman e mais quadrinhos europeus!

Dre_lima fala para Equipe UHQ: realmente, o Quesada vai entrar pra história, pelo menos por juntar Liga e Vingadores... o que vocês esperam dessa treta? eu boto fé no Pérez!

Equipe UHQ: Lima, esse encontro é algo que os fãs sempre sonharam. Agora, o Quesada JÁ entrou pra história, por ter revitalizado a Marvel!

Márcio fala para Equipe UHQ: Queria comentar um pouco os rumores sobre X-Men 2, o filme. Ouvi falar que Gambit não vai aparecer e que Grant Morrison odeia Gambit. O que acham? Preconceito com o cajun? Acho ele o melhor X-Men de todos e muitos fãs gostam dele, isso é injusto!!

Equipe UHQ: Márcio, como já noticiamos no UHQ, Gambit está fora de X-Men 2. Além disso, Morrison não está envolvido no filme!

Jor-El fala para Equipe UHQ: O que vocês acham da nova fase do Super-Homem e a volta à Era de Prata?

Equipe UHQ: Jor-El, são histórias bem escritas e cumprem seu papel: divertir o leitor.

Andreall fala para Equipe UHQ: O q vocês acham das mudanças nos X-títulos?

Equipe UHQ: Andreall, quem já leu os X-títulos curtiu. Quem já leu, gostou!

Hqmaníaco fala para Equipe UHQ: Ainda com relação à Linha Ultimate: Vocês não acham que ela está influindo no universo antigo, pois parece que os novos uniformes são parecidos com os do filme e da linha Ultimate?!

Equipe UHQ: Hqmaníaco, na verdade, o universo antigo está se aproximando do visual do filme, que é uma tendência óbvia, por causa do apelo comercial.

Isabelle fala para Equipe UHQ: Sobre desenhos animados, vocês não acham que a década de 80 e 90 foi mais produtiva?

Equipe UHQ: Isabelle, é difícil afirmar isso! Há bons e maus desenhos nessas décadas. A gente curte vários deles!

Tenshinhan fala para Equipe UHQ: Pode crer! Quadrinhos Europeus! Fazem muita falta!!! Alguma editora aqui, pensou mais no assunto?

Equipe UHQ: Tenshinhan, a Meribérica publica, mas os preços (apesar da qualidade gráfica e editorial INQUESTIONÁVEL) são caros!

Bedman fala para Equipe UHQ: Por que tanto dos quadrinhos foi desvirtuado no filme X-Men? Foi realmente necessário?

Equipe UHQ: Bedman, foram mais de 30 anos de revista condensados em quase duas horas, com um GRAAAANDE mérito: atendeu o público que não curte HQs e os fãs (pelo menos a maioria)

Márcio fala para Equipe UHQ: Queria fazer uma pergunta meio clichê, mas enfim... com a queda do mercado comum de HQs, vocês acham que a Internet vai substituir a HQ tradicional?

Equipe UHQ: Márcio, JAMAIS! Os quadrinhos NUNCA vão migrar totalmente para a net!

Real Phoenix fala para Equipe UHQ: O q levaram vocês a dedicar a vida a HQs?

Equipe UHQ: Real Phoenix, uma paixão AVASSALADORA pelos quadrinhos!

Lucas fala para Equipe UHQ: Vocês sabem se alguma editora tem planos de publicar Top Ten e Rising Stars?

Equipe UHQ: Lucas, existem planos, sim, mas nada de concreto!

Walker fala para Equipe UHQ: Eu li num artigo, apoio a republicação das histórias do Conan de Barry Smith na ESC, mas é uma bruta sacanagem pra quem é colecionador e já tem essas historias, que vocês acham disso?

Equipe UHQ: Walker, a Abril não tinha alternativa, pois a Marvel parou de publicar o personagem nos States. Assim, os leitores conhecem as histórias antigas e os antigos continuam vendo seu personagem favorito!

Antônio fala para Equipe UHQ: Por que não falam da Turma da Mônica e os personagens do Maurício? O Role, por exemplo, todo existencial.

Equipe UHQ: Antônio, TODOS somos fãs da Turma da Mônica!

Márcio fala para Equipe UHQ: Ei sei, mas queria a opinião de vocês... Não acham que Gambit seria imprescindível para o filme, por ser um personagem muito querido que ficou de fora do primeiro filme dos X-Men?

Equipe UHQ: Márcio, o Codespoti, como fã incondicional, de mais de 20 anos, não acha, mas seria divertido vê-lo atirando cartas!

Jor-El fala para Equipe UHQ: vocês acham que a Abril deveria publicar Crise nas Infinitas Terras em formato americano e com as cores originais? Já que as publicações anteriores foram bem fraquinhas.

Equipe UHQ: Jor-El, isso seria MARAVILHOSO, mas implicaria num custo adicional, inviável hoje em dia!

Tenshinhan fala para Equipe UHQ: Enfim, opinião de vocês: Premium foi bom ou não foi?

Equipe UHQ: Tenshinhan, graficamente, a qualidade é inquestionável. Mas a qualidade das histórias, NA NOSSA OPINIÃO, por vezes, não acompanha esse padrão. Além disso, o preço, inegavelmente, afugenta o leitor novo!

Isabelle fala para Equipe UHQ: o q vocês acham das histórias que ganham vida real e vão parar na tela de cinema?

Equipe UHQ: Isabelle, com raras exceções, as adaptações não são fiéis, mas é sempre interessante ver personagens de HQs na telona, pois geram novos leitores.

Hqmaníaco fala para Equipe UHQ: Vocês acham que o filme do aranha vai ficar um pouco sem graça, por tantas coisas divulgadas na net??

Equipe UHQ: Hqmaníaco, achamos que não. Tem muita coisa REAL divulgada na net!

Márcio fala para Equipe UHQ: Qual seria a "salvação" das HQs nacionais? Uma grande editora com dinheiro e coragem para investir nos profissionais e boas idéias?

Equipe UHQ: Márcio, o fortalecimento do mercado depende de uma série de fatores. Mas estamos começando a trilhar um bom caminho, vide Nona Arte, Mutarelli, Devir, Via Lettera etc.

Wally West fala para Equipe UHQ: O que vocês acham da revitalização dos mutantes que tá acontecendo nos EUA? Eu quero muito ler Brotherhood e X-Force (se não me engano é o titulo da polemica com o código de censura, estou certo?)

Equipe UHQ: Wally West, achamos legal e estamos curiosos para ler estes materiais!

Bedman fala para Equipe UHQ: O que vocês acham da linha que seguem The Tick e Freakazoid seria possível um quadrinho dessa maneira?

Equipe UHQ: Bedman, já existem HQs nessa linha, como Madman, do Mike Allred!

Hqmaníaco fala para Equipe UHQ: E sobre a noticia de que a Abril vai publicar quase simultaneamente Cavaleiro das Trevas 2? Vai vender bem, não acham?

Equipe UHQ: Hqmaníaco, com certeza vai vender bem, mesmo que a história não seja tão legal quanto o primeiro.

Hugo pergunta para Equipe UHQ: Vocês tem contato com publicações independentes? Não acham q o quadrinhos independente brasileiro está apelando para a pornografia?

Equipe UHQ: Hugo, temos contato, sim. Mas não concordamos com o que você citou, pois lançamentos como O Gralha, O Rei do Ponto, Fawcett não tem nenhuma pornografia e são ótimos!

Dre_lima grita com Equipe UHQ: Vocês acham que aquele vendido do McFarlane vai voltar a desenhar? Spawn não tá mais aquelas coisas há um boooooom tempo, né?

Equipe UHQ: Lima, honestamente? Não! Mas vale lembrar que o Spawn está em queda de vendas; e do jeito que o cara gosta de grana, vai saber...

Walker fala para Equipe UHQ: No cinema o Super-Homem tava horrível (tudo bem era pré-histórico), mas eles acabaram com o Batman. Os X-Men deu pra engolir, e agora Homem-Aranha, Punho de Ferro, Mulher-Maravilha... o que vocês acham que sai disso?

Equipe UHQ: Walker, quanto ao Super-Homem, discordamos em gênero, número e grau! O Aranha está sendo realizado por uma boa equipe. Quanto ao Punho de Ferro e Mulher-Maravilha, ainda é cedo pra dizer, pois está tudo muito cru, ainda!

Bedman fala para Equipe UHQ: Os quadrinhos hoje sofrem uma contradição do que o público quer ver e do caminho do qual os quadrinhos realmente querem seguir??

Equipe UHQ: Bedman, as editoras SEMPRE correm atrás do público. Pode demorar, mas o mercado vai acabar encontrando seu caminho!

Márcio fala para Equipe UHQ: Frank Miller anda meio doido, eu acho. Além de Cavaleiro das Trevas 2, ele veio com esse discurso meio nada a ver sobre a Wizard...

Equipe UHQ: Márcio, muito pelo contrário! Nos EUA (diferente do que acontecia na edição nacional), eles só olham para o mercado interno e há muito pouca entrada de novos leitores. A Wizard, infelizmente, não colabora para mudar essa situação, como poderia fazer!

Jor-El fala para Equipe UHQ: o que vocês acham dos cortes em histórias, e até mesmo a não publicação das mesmas? E a omissão da morte da Mulher-Maravilha, e a tentativa patética da Abril ao tentar esconder este fato? E sobre os erros de tradução e adaptação como na saga do Hipertempo?

Equipe UHQ: Jor-El, não concordamos com essa política! Preferíamos que, quando houvesse cortes, os leitores fossem informados através de textos ou notas. Leitores são os clientes das editoras e devem ser bem tratados, SEMPRE!

Wally West fala para Equipe UHQ: Uma das minhas partes preferidas do site é o Preview... vocês analisam TODOS os quadrinhos? E quais as próximas entrevistas preparadas??

Equipe UHQ: Wally, a gente tenta. No Brasil, lemos quase tudo. Mas tem vezes que o bolso não deixa!

Equipe UHQ: Wally, completando: as próximas entrevistas são surpresas, mas vem ÓTIMAS novidades por aí!

Spawn fala para Equipe UHQ: Vocês conhecem Todd McFarlane?

Equipe UHQ: Spawn, ainda não o conhecemos, mas pretendemos! :o)

Real Phoenix fala para Equipe UHQ: Em uma batalha ate a morte entre todos os heróis, de todos os universos, quem sairia vencedor, nas suas opiniões?

Equipe UHQ: Real Phoenix, essa pergunta gerou uma controvérsia aqui! Há quem diga que venceria o Groo, a Mônica, o Hulk, o Super, o Asterix......

Bedman fala para Equipe UHQ: E Frank Miller, ele vai fazer algo novo?

Equipe UHQ: Bedman, uma nova mini de Sin City e tem um ousado projeto sobre Jesus Cristo!

Hqmaníaco fala para Equipe UHQ: Podemos esperar uma entrevista com Neil Gaiman?

Equipe UHQ: Hqmaníaco, pode esperar, sim!

KinderOvo fala para Equipe UHQ: Warren Ellis publicou recentemente o tal Manifesto do Velho Bastardo, onde ele fala sobre a decadência da qualidade dos HQs de heróis, em conjunto com a decadência do mercado de quadrinhos. Qual a opinião de vocês do UHQ quanto a isso?

Equipe UHQ: KinderOvo, essa teoria não é nova e, infelizmente, é difícil discordar, diante dos fatos do mercado. Aproveitando: você escreveu o nome do Sidão errado no site. É Gusman, não Gusmão! :o))))))

Bedman fala para Equipe UHQ: Por que alguém de talento não tão fora do comum como McFarlane é tão endeusado no Brasil?

Equipe UHQ: Bedman, ele cresceu num momento em que o mercado estava se reciclando, com novos leitores. Mas, uma coisa é inegável: o cara tem um talento comercial de se admirar!

Dre_lima grita com Equipe UHQ: Vocês sabem onde está o Kevin Maguire? Ele sumiu e eu amava a Liga da Justiça dele!

Equipe UHQ: Lima, ele está fazendo uma mini para a Marvel.

Márcio fala para Equipe UHQ: Ah, sim, conta aí como foi falar com Joe Quesada e Mark Waid... a agenda de telefones e e-mails de vocês deve ser das boas, incrível....

Equipe UHQ: Márcio, foi um ótimo contato. Os caras são muito atenciosos e simpáticos. Quanto à nossa agenda... Hehehehe!

Chinaski fala para Equipe UHQ: e que tal agitar uma Bienal de quadrinhos aqui por sul?

Equipe UHQ: Chinaski, esse seria um sonho. Mas, vamos dar um passo de cada vez. Nossa intenção é começar a promover eventos!

Spawn fala para Equipe UHQ: Estou visitando neste momento o site de vocês... O que vocês acham melhor, Spawn ou Batman?

Equipe UHQ: Spawn, Batman, anos luz na frente!

Chinaski fala para Equipe UHQ: Eu sou das antigas e faço parte de uma galera que curtia a Legião dos Super Heróis do Keith Giffen. O mesmo fez Video Jack e a fase que mais gostei da Liga da Justiça... por onde anda o rapaz?

Equipe UHQ: Chinaski, foi a melhor fase da Legião, sem dúvida! Ele vai fazer o novo título do Esquadrão Suicida pra DC.

Márcio fala para Equipe UHQ: como eu disse, sou do Jornal do Commercio, de Recife, e estou aguardando pelo festival de Humor e Quadrinhos, que acontece no final do mês... algum de vocês pretende passar por aqui nessa época? :)

Equipe UHQ: Márcio, a gente gostaria, mas não sei se vai dar! de qualquer maneira, divulgaremos o evento e teremos representantes do UHQ lá!

Ceps fala para Equipe UHQ: O q vocês estão sabendo sobre o fim das edições Premium?!

Equipe UHQ: Ceps, essa pergunta só a Abril pode responder!

Mauricio Muniz fala para Equipe UHQ: Vocês acham que há muita resistência nos meios convencionais (jornais, revistas) para se falar de HQs?

Equipe UHQ: Maurício, infelizmente, sim! Foi-se o tempo em que HQs mereciam uma ou duas páginas SEMANAIS nos grandes jornais!

Bedman fala para Equipe UHQ: Veremos o Savage Dragon de novo?

Equipe UHQ: Bedman, a Pandora lançou recentemente uma edição com o Hellboy. Agora, se vai ter mais, só eles podem responder!

Equipe UHQ: Moçada, queria dizer que as perguntas não respondidas por nós (a gente não recebe todas do moderador) serão respondidas no Universo HQ! Um grande abraço pra todos e obrigado pela audiência! Nos vemos no Universo HQ http://www.universohq.com

Já são mais de 470 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA