Confins do Universo 114 - Os 70 anos de Peanuts
OUÇA
Matérias

Exposição resgata obras de Edson Rontani

11 outubro 2002

Fonte: Press Release

Exposição Edson Rontani

O Shopping Center Piracicaba (Piracicaba/SP) está abrigando, desde o dia 1º de outubro, a mostra As várias faces do criador do Nhô Quim - Exposição de Obras de Edson Rontani. Trata-se de uma exposição em homenagem ao 70 anos do nascimento do desenhista Edson Rontani e dos 15 anos do shopping.

Nessa exposição será possível conhecer as diversas faces artísticas de Edson Rontani, desenhista piracicabano, falecido em fevereiro de 1997. É a primeira mostra individual de seus trabalhos desde 1972, quando, o próprio organizou o Salão de Caricatura na Pinacoteca Municipal de Piracicaba.

Rontani foi um desenhista autodidata, que aprendeu a desenhar aos oito anos de idade e se interessava por quadrinhos numa época em que este tipo de manifestação cultural era reprimido pelo ensino e pela religião. Com os tempos, passou a dominar diversas técnicas, montando, na década de 1950, o Estúdio Orbis de Desenho.

Em 1948, criou o personagem que seria a mascote do Esporte Clube XV de Novembro batizado depois como Nhô Quim (nota do UHQ: é muito importante frisar que não de trata do Nhô Quim de Angelo Agostini), cujas charges foram publicadas pelo O Diário e Jornal de Piracicaba. Entre outras publicações, foi editor da Revista do Rádio e da Piracicaba Magazine, na segunda metade da década de 1950.

Caricaturista, chargista, cartunista, enfim, um artista de mão cheia, Rontani fez até esculturas, pirografia sobre madeira, pintou telas a óleo, e fez pastel e aquarela sobre papel, envolvendo da arte acadêmica ao modernismo.

Colecionador de revistas de histórias em quadrinhos - chegou a ter mais de 70 mil exemplares -, criou o Ficção, um informativo feito em mimeógrafo a tinta, distribuído para cerca de 800 pessoas em todo o País, relatando a história dos gibis.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 20 de outubro, com visitações gratuitas de segunda a sábado, das 14 às 22h; e aos domingos e feriados, das 14 às 20h.

A mostra é uma realização da família Rontani, Shopping Center Piracicaba e Secretaria Municipal de Ação Cultural, com apoio da Unimed, Uniodonto, Casa da Arte e Rede Drogal de Farmácias.

Já são mais de 540 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA