Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Matérias

Marcelinho Carioca vira personagem de quadrinhos

1 dezembro 2001

Pé de Anjo F.C.O jogador Marcelinho Carioca, do Corinthians, vai virar personagem de quadrinhos! O polêmico atleta vai ganhar vida nas páginas das HQs e na tela da TV, com a série Pé de Anjo F.C., mais uma de suas bem-sucedidas investidas fora dos campos.

Os personagens que 'jogam' no Pé de Anjo F.C. saíram das pranchetas do designer Cesar Sandoval - o mesmo que criou a versão estilizada de Os Trapalhões - e, em breve, estarão na tevê e nas páginas dos jornais. Ao mesmo tempo, será lançado um gibi com histórias voltadas para as crianças, o público-alvo do Pé de Anjo F.C.

Nem todos os personagens ganharam nome, porque o projeto só será lançado na mídia dentro de dois ou três meses. A história deles, no entanto, está bem próxima da realidade do ex-vendedor de picolés Marcelinho Carioca. Foram os seus amigos de infância que o inspiraram na idéia de desenvolver os protagonistas do Pé de Anjo F.C.

Num primeiro momento, o Pé de Anjo F.C. funcionará mais como uma entidade filantrópica do que como uma empresa comercial. Desenvolver a marca e torná-la conhecida será a primeira etapa da estratégia de marketing. A cruzada inicial será contra a dengue: Marcelinho e sua turma farão uma campanha contra o mosquito Aedes Aegypti. "Em vez de dizer para a criança que não deve deixar água parada, porque favorece o desenvolvimento da dengue, o gibi do Pé de Anjo fará o educativo através do lúdico", explica Sandoval.

Paralelamente à campanha contra a dengue, o projeto atacará outras questões sociais, sempre ligadas às crianças. "A turma do Pé de Anjo será um meio de conversa entre a família e a sociedade.", conta o autor.

O capital investido por Marcelinho no negócio ainda é um segredo do empresário-jogador. Claro que, futuramente, quando a marca se consolidar, os idealizadores do projeto esperam um bom retorno financeiro. No entanto, a equipe técnica que desenvolve a estratégia de marketing está tomando certos cuidados para que a ação filantrópica não se confunda com o lado comercial e transforme o projeto em pura demagogia. Justamente por isso, o lançamento oficial do Pé de Anjo F.C. só será feito quando todo o empreendimento estiver concluído. "Uma coisa (a filantropia) não sobreviveria sem a outra (negócios)", ressalta o diretor-comercial James Fernando.

Sucesso já começou - Antes mesmo de seu lançamento oficial, o Pé de Anjo F.C. pode ser considerado um sucesso. Num primeiro contato com o mercado, o projeto recebeu, segundo os idealizadores, propostas de duas redes de tevê que têm interesse em colocá-lo em sua grade de programação educativa.

Na parte comercial, alguns negócios também foram fechados. Os personagens pioneiros da turma do Marcelinho, criados há um ano, já podem ser vistos nas prateleiras dos supermercados, estampando as embalagens da linha de cosméticos Pé de Anjo/N.Y. Looks, lançada em agosto do ano passado, na Feira Internacional de Cosméticos.

O volume de negócios deve crescer na mesma proporção em que a marca alcançar sucesso na mídia. Marcelinho aposta na sua influência sobre o público infantil, ratificada na Bienal Internacional do Livro de 2000. No lançamento de sua cartilha Dicas para se Tornar um Craque na Vida e na Bola, mais de três mil exemplares foram autografados.

Já são mais de 460 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA