Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Matérias

Personagens secundários de Hellboy ganham mini-série

1 dezembro 2001

Roger, o Homúnculo; Abe Sapien e Johann Krauss, no traço de Mike MignolaAbe Sapien; Roger, o Homúnculo; Liz Sherman e um personagem novo chamado Johann Krauss, todos coadjuvantes das histórias de Hellboy, ganham uma mini-série de três partes pela Dark Horse.

A série se chamará BPRD: The Hollow Earth (Nota do UHQ: BPRD é a sigla em inglês para Departamento de Pesquisa e Defesa Paranormal) e contará com Mike Mignola fazendo argumento, design de personagens e capas; Chris Golden e Tom Sniegoski no roteiro e diálogos, e Ryan Sook na arte. A previsão é que seja lançada em fevereiro de 2002.

Hellboy: The Lost ArmyChris Golden já escreveu três livros do Hellboy (Hellboy: The Lost Army, Hellboy: Bone of Giants e um dos contos da coletânea Hellboy: Odd Jobs, todos inéditos no Brasil) e os fãs já estão familiarizados com seu trabalho. O jovem Ryan Sook é um dos artistas favoritos de Mignola, e só essa recomendação já seria suficiente para os fãs, mas quem quiser também pode conferir o seu trabalho no título Spectre e em outras capas da Dark Horse e da DC Comics.

A série pretende explorar melhor o universo de Hellboy. Apesar de estar sendo discutida há muito tempo, não havia ainda surgido uma oportunidade ideal para o lançamento. Além disso, a editora parecia um pouco reticente de lançar uma mini-série dos personagens, sem Mignola nos desenhos.

Com o anúncio da saída de Hellboy do Departamento e a vontade de Mignola de escrever histórias solo para o personagem, a Dark Horse resolveu que havia chegado o momento certo.

Nesta aventura, Liz Sherman vai para um monastério no círculo ártico, com o intuito de tentar controlar seus poderes pirocinéticos, mas algo dá errado. É aí que entram Abe Sapien, Roger e Johann.

Abe Sapien: Drums of the DeadAo contrário do que tem sido publicado em sites americanos, este não é o primeiro subproduto (spin-off) de Hellboy. O primeiro foi a edição especial Abe Sapien: Drums of the Dead, de março de 1998 (inédita no Brasil), onde o personagem enfrenta fantasmas e tubarões. E também existem dois especiais cômicos de Hellboy Jr., uma espécie de paródia do investigador.

Segundo Golden, faz anos que ele e Mignola conversam sobre a possibilidade de produzir uma mini-série sobre o Departamento. "Naquela época, falava muito com Mike sobre isso. Então, Tom e eu acabamos escrevendo um roteiro inicial, que agradou ao Mike, e que enviamos para a Dark Horse." disse Golden.

"A idéia acabou engavetada, pois a editora, apesar de interessada, estava um pouco temerosa de lançar um projeto sem Mike nos desenhos", completa Golden.

Foi a saída de Hellboy do departamento que serviu de catalisador para a mini-série. "Quando Mike disse que Hellboy largaria o Departamento, mencionei que seria o momento perfeito para se tentar uma série com aqueles personagens", disse Golden.

"Mike criou todo esse universo e estes personagens sensacionais que os fãs adoram. O Departamento tem potencial pra ser lido separadamente. Você não precisa conhecer Hellboy para aproveitar a série. De certo modo, a série é tão bizarra quanto uma história do Hellboy. Se você nunca leu nada do personagem, pode ser que seja até mais fácil se identificar com o material", explica Golden.

Hellboy: Bone of Giants, a mais recente parceria entre Chris Golden e Mike Mignola"Quando terminei Conqueror Worm, decidi levar Hellboy para aventuras solo, e acabei ficando com diversos personagens com os quais queria fazer algo, especialmente a Liz Sherman. Eu sempre soube que tipo de histórias gostaria de escrever para ela, mas ao mesmo tempo também sabia que não teria tempo para isso", diz Mignola.

Para quem nunca leu Hellboy, o Departamento de Pesquisa e Defesa Paranormal foi criado em meados da década de 1940, pelo Professor Trevor Buttenholm. Hellboy foi encontrado durante a Segunda Guerra Mundial por soldados ingleses e americanos, mas foi levado para os Estados Unidos pelos ianques.

Isso irritou o professor, mas ele chegou a um acordo com o governo americano, para que ajudassem a financiar o Departamento como uma organização independente.

Desde então, o Departamento de Pesquisa e Defesa Paranormal tem se dedicado a investigar eventos relacionados com o oculto e outros fenômenos estranhos ao redor do globo.

Já são mais de 460 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA