Confins do Universo 123 - Destaques de 2020
OUÇA
Notícias

Artista entra com ação judicial contra CrossGen Comics

2 abril 2004

CrossGen EntertainmentO ex-funcionário e artista da CrossGen Comics, Andy Smith, entrou com um processo contra a editora cobrando pagamentos atrasados. Seu primeiro depoimento aconteceu semana passada, num tribunal de pequenas causas.

A CrossGen vem passando por problemas financeiros desde o ano passado, e suas dívidas com credores e funcionários ainda não foram quitadas. A editora se viu numa posição difícil, o que a levou cancelar algumas de suas publicações.

Para Smith, o culpado por toda essa situação é um só. "Não quero ver a CrossGen fechar as portas. Apenas quero ver Mark Alessi fora de lá, porque acredito que ele é o responsável por afundar a empresa. Ele não escuta ninguém. Tudo o que Alessi sabia quando fundou a editora era de sua época de fanboy, quando lia quadrinhos", disse.

"Se eu fosse ele, teria contratado pessoas que conheciam o mercado e os escutaria. Alessi não ouviu ninguém. Se a editora está nessa posição hoje, é por culpa dele e de mais ninguém", sentenciou Andy Smith.

"Disseram que todos que permanecessem após o corte teriam seus salários diminuídos. Eles me mudaram de desenhista para arte-finalista, mesmo com a promessa de uma nova revista para ilustrar. Meu salário foi reduzido em US$ 27 mil anuais", revelou. "Essa redução foi comentada por Alessi numa das reuniões como 'dividir as dores', mas então soube que alguns criadores continuaram com os mesmo ganhos, enquanto pessoas da parte administrativa receberam até aumento."

Certo mesmo é que o caso da CrossGen ainda dará muito "pano pra manga". Muitos artistas e escritores preferiram se desligar da empresa e voltar a trabalhar para a Marvel, DC ou outras de menor porte.

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA