Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Bill Messner-Loebs e sua família estão em uma situação financeira trágica

28 março 2018

William “Bill” Messner-Loebs é um desenhista e escritor norte-americano conhecido pelo seu trabalho para editoras como a DC, Marvel, Image e Comico.

Quando criança, o braço de Messner-Loebs teve que ser amputado na altura do ombro, devido a um câncer, razão pela qual ele desenha e escreve com a mão esquerda.

Ele trabalhou em títulos de personagens como Thor, Flash e Mulher-Maravilha. Seus trabalhos mais conhecidos são: Flash, personagem que assumiu em 1988, em Flash # 15 e ficou até o # 61; a fase em que escreveu a Mulher-Maravilha, na década de 1990, ilustrada pelo brasileiro Mike Deodato Jr., na qual criou a personagem Artemis; e como roteirista do desenho animado The Maxx, que lhe trouxe boas críticas e uma ótima remuneração.

Foi o seu trabalho com a Mulher-Maravilha que lhe garantiu uma linha de agradecimento, junto a outros autores, no filme Mulher-Maravilha (2017) da Warner Bros.

A situação de Messner-Loebs se deteriorou no ano 2000, quando sua mãe ficou doente, e posteriormente sua esposa também. Com muitas despesas, uma casa nova e prestações a pagar, a situação financeira se desestabilizou e ele perdeu a sua casa no dia 11 de setembro de 2001. Isso mesmo, no mesmo dia do ataque terrorista em Nova York que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center.

Clifford Meth, Neal Adams e Dave Cockrum participaram de esforços beneficentes para ajudá-lo e a situação do artista se estabilizou. Ele comprou um trailer – desses modelos comumente usados nos Estados Unidos como habitação –, no qual morou por volta de 15 anos.

Mas a sorte não ajudou e, em 2017, quando ele estava na San Diego Comic-Con para receber o Prêmio Bill Finger, descobriu que havia um vazamento de gás em sua casa. Os bombeiros declararam a propriedade inabitável. Bill Messner-Loebs e sua família estavam mais uma vez na rua.

Ele passou a viver em seu carro, com a ajuda das igrejas locais e trabalhando em dois empregos de meio período, para tentar reverter a situação, além de continuar frequentando convenções para vender artes e arrecadar algum dinheiro.

Essa situação trágica foi descoberta recentemente por um jornalista da Fox News, e vários colegas de trabalho já se movimentaram para ajudá-lo. Além disso, Messner-Loebs foi aprovado num programa de assistência moradia e está procurando uma nova casa.

Bill Messner-Loebs

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA