Confins do Universo 114 - Os 70 anos de Peanuts
OUÇA
Notícias

Cassius Medauar retorna à Conrad como gerente editorial

4 junho 2020

O jornalista Cassius Medauar está de volta à Conrad Editora. Ele é o novo gerente editorial, e chega com a missão de reestruturar a divisão de quadrinhos da empresa.

“Fui contratado para que a Conrad volte a atuar bem no mercado e seja admirada de novo pelos leitores”, disse Medauar, que retorna à editora depois de 17 anos – sua primeira passagem foi entre 2000 e 2003.

Depois disso, Cassius Medauar teve passagens pela Pixel, como editor, e pela JBC, na qual foi gerente editorial de 2012 a 2019. Nessa nova empreitada na Conrad, ele terá a companhia de Guilherme Kroll, editor e sócio fundador da Balão Editorial, que trabalhará como consultor.

Ainda não há detalhes dos planos ou títulos programados, que devem começar a ser revelados em breve. Mas amanhã, dia 5 de junho, às 19 horas, haverá uma live nos perfis do Universo HQ no YouTube e no Facebook simultaneamente (clique nos respectivos links para acessar), na qual Cassius Medauar será entrevistado por este jornalista e falará sobre essa nova fase de sua carreira. Não perca!

Sobre a Conrad

No episódio 104 do podcast Confins do Universo, Rogério de Campos, um dos fundadores da Conrad, ao lado de André Forastieri, falou sobre a criação da editora. Para ouvir, clique aqui.

Fundada em 1993, a Conrad logo ganhou destaque no mercado brasileiro. Começou a publicar quadrinhos no final da década de 1990, com obras como Comic Book – O novo quadrinho norte-americano, Fealdade de Fabiano Gorila, Pokémon e Gen – Pés Descalços. Mas foi no ano 2000 que a editora provocou uma grande mudança nas bancas.

Ao lançar Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco com o sentido de leitura oriental, provocou a explosão dos mangás no Brasil. Tanto que, até hoje, os quadrinhos japoneses possuem uma base de fãs fiéis e são lançadas dezenas de edições mensalmente.

Nos anos seguintes, a Conrad continuou fortalecendo sua presença nos quadrinhos e trouxe obras como Sandman, Palestina, Dylan Dog, Vagabond, Fritz The Cat, Dr. Slump, Fushigi Yûgi, One Piece, Snoopy, Blade – A Lâmina do imortal e muitos outros títulos de diferentes gêneros.

Entretanto, desde 2012, três anos após a Conrad ter sido incorporada pela Companhia Editora Nacional, o volume de publicações começou a diminuir e nos últimos tempos apenas duas obras continuavam no catálogo da editora: Calvin & Haroldo e Gen – Pés Descalços.

Com a chegada de Cassius Medauar, parece que isso está prestes a mudar.

Atualização: ao contrário do informado anteriormente, as lives serão no YouTube e no Facebook, e não no Instagram.

Já são mais de 540 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA