Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Editora Abril divulga comunicado sobre créditos nas HQs da Disney

9 maio 2003

Por Sidney Gusman

Mickey X #1Uma questão bastante polêmica voltou à baila recentemente nos quadrinhos da Editora Abril: a ausência dos créditos dos artistas nas histórias Disney.

Em virtude disso, o redator-chefe da Abril, Sérgio Figueiredo, divulgou um comunicado oficial sobre o assunto. Confira abaixo.

É com prazer que repasso a vocês as novas diretrizes fornecidas pela Disney em relação à inserção de créditos em suas histórias em quadrinhos publicadas no Brasil, que são válidas a partir de 30 de abril de 2003, e devem refletir nas edições brasileiras a partir de junho.

1) As histórias inéditas estrangeiras que receberam créditos dos autores no país de origem terão os devidos créditos quando lançadas no Brasil.

2) As histórias estrangeiras que não foram creditadas quando publicadas pela primeira vez no Brasil poderão receber os devidos créditos no advento de sua republicação, quando for possível recuperar o nome dos autores.

Não há orientação específica para histórias nacionais, cabendo à Editora Abril a administração da questão, conforme lhe convier.

Esta notícia é alvissareira para todos os fãs de quadrinhos Disney, principalmente os da "velha-guarda", e nós da Editora Abril nos sentimos orgulhosos em poder partilhá-la com vocês.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA