Confins do Universo 121 - Viajando com os quadrinhos
OUÇA
Notícias

Editora Culturama assume histórias em quadrinhos mensais da Disney

20 dezembro 2018

A Editora Culturama divulgou ser a nova responsável pela publicação das histórias em quadrinhos mensais da Disney no Brasil. O projeto da empresa é publicar cinco revistas por mês, todas com histórias inéditas, incluindo personagens como Pato Donald, Mickey, Tio Patinhas, Pateta, Minnie, Margarida e outros.

Paulo Maffia, que por anos trabalhou com os produtos durante a época da Editora Abril, comandará a equipe editorial nesta nova fase.

A ideia da editora é distribuir as histórias em quadrinhos em bancas, papelarias, lojas de preço único, bazares, supermercados e outros. O diretor da Culturama, Fabio Hoffmann, acredita que o projeto tem um grande potencial. “Queremos colocar as histórias em quadrinhos em mercados alternativos, onde nossa editora já atua e também vamos trabalhar com assinantes e mercado de bancas. Assim, todos terão acesso às publicações”, afirma Hoffmann.

Além das publicações mensais, a editora já planeja edições especiais e também edições mais baratas. Os primeiros números sairão em março de 2019.

Além disso, a Culturama também publicará livros com histórias em quadrinhos infantis de franquias da Disney e Disney•Pixar, como Frozen, PrincesasMoanaCarros, Toy Story, Monstros S.A. e outros.

Como a editora não se pronunciou sobre edições em formato livro, fica a dúvida se ela publicará também as histórias em quadrinhos dos títulos Disney nesse segmento, e se dará ou não continuidade às coleções da Editora Abril (Carl Barks, Os Anos de Ouro do Mickey, Biblioteca Don Rosa).

A Abril deixou de publicar materiais da Disney em julho de 2018, após 68 anos de parceria, como resultado da grave crise que se abateu sobre a empresa atingindo diversos setores dela, como editora e distribuidora.

Por se tratar de uma editora de menor porte, a novidade surpreendeu muitos fãs. A Culturama é uma editora e distribuidora fundada em 2003, com sede na cidade de Caxias do Sul/RS. Com uma política de preços e modelo de negócio diferenciados visando atender clientes de vários segmentos de forma personalizada, a empresa evoluiu ao longo dos anos e hoje possui licenças para publicar franquias como Disney, Marvel, Star Wars, Turma da Mônica e O Diário de Mika.

Até a entrada dos quadrinhos Disney, seu portfólio inclui livros de colorir, livros de adesivos, livros de história, livros sonoros, diários e outros.

Para saber mais sobre a trajetória das publicações da casa do Mickey no Brasil, ouça o podcast Confins do Universo 058 – A Dinastia Disney no Brasil, com a participação de Paulo Maffia.

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA