Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Notícias

Exclusivo: Editora Figura anuncia Ernie Pike, clássico quadrinho de guerra de Oesterheld e Hugo Pratt

8 julho 2020

No episódio do Confins do Universo que foi ao ar hoje (07/07), Rodrigo Rosa, editor da Figura, revelou em primeira mão que a editora adquiriu os direitos de publicação de Ernie Pike para o Brasil.

O programa foi focado nas editoras de pequeno porte e sua estrutura de trabalho, o planejamento envolvido, logística, orçamento, aquisições de direitos e outros assuntos.

Ernie Pike, do argentino Héctor Germán Oesterheld e do italiano Hugo Pratt, será publicado pela primeira vez por aqui, e chega em uma edição com 34 histórias e mais de 300 páginas com extras, reunindo todas as aventuras produzidas pela dupla na série.

A campanha no Catarse começará em setembro próximo.

Este é considerado um dos melhores quadrinhos sobre guerra já produzidos. Lançado em 1957, na revista Hora Cero Mensal, a grande novidade da série foi sua abordagem realista e humanista sobre o tema bélico, sem maniqueísmos de bons contra malvados: nos roteiros de Oesterheld, o verdadeiro mal é a guerra.

O personagem que dá título à série é uma homenagem ao repórter de guerra norte-americano Ernie Pyle, que cobriu a Segunda Guerra Mundial, ganhando o Prêmio Pulitzer, em 1944. Seus artigos ganharam destaque porque Pyle costumava dar protagonismo aos dramas vividos pelos soldados rasos e as pessoas do povo. Ele morreu no campo de batalha, em 1945, durante a ofensiva em Okinawa, no Japão.

Apesar do personagem dos quadrinhos homenagear ao jornalista, Pratt retratou-o com a fisionomia de Héctor Oesterheld.

Ernie Pike

Já são mais de 470 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA