Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Lançamentos da Editora Veneta incluem obra de Robert Crumb e HQ nacional

19 agosto 2013

A Editora Veneta lançará duas novas obras em quadrinhos em setembro. Confira abaixo os detalhes dos álbuns.

A mente suja de Robert Crumb (formato 21,5 x 27,5 cm, 232 páginas, capa dura, R$ 59,90) traz histórias do famoso quadrinhista underground norte-americano, que está completando 70 anos. Esta antologia, criada especialmente para o público brasileiro, apresenta um inventário sarcástico das obsessões sexuais de Crumb.

Criados a partir dos anos 1960, os trabalhos que integram este livro surgiram como uma reação à onda de autoritarismo e censura que dominou os Estados Unidos a partir da década 1950 e que atingiu o mundo dos quadrinhos com o Comics Code Authority, conjunto de regras forjadas dentro da própria indústria para coibir temas como sexo, blasfêmias, violência e qualquer tipo de ataque a autoridades e instituições.

Como resposta à repressão, Crumb passou a criar quadrinhos cada vez mais provocativos. Surgiram, então, personagens como Joe Blow, Snoid, Sally Bunda Grande, Johnny Fuckerfaster, Horny Harriet Hot Pants e as mulheres-abutre, dentre tantos outros. Todas essas HQs causaram polêmica, se tornaram caso de polícia, foram parar nos tribunais e chegaram a ser proibidas em vários estados do país. Elas estão estão agora reunidas neste livro, em edição de luxo.

Parafusos, Zumbis e Monstros do Espaço (formato 15,5 x 22 cm, 112 páginas, R$ 24,90), do autor paraibano Juscelino Neco, apresenta uma trama de humor e violência, com uma narrativa frenética comandada por alienígenas, gorilas falantes e conspirações interplanetárias.

O livro traz a história de Dolfilander, um sujeito obcecado por cultura pop, incapaz de lidar com os problemas da vida adulta, que passa os dias jogando games no computador. Um acidente com um parafuso o tira de sua rotina pacata e o joga em uma espiral de alcoolismo e sexo anônimo até que, subitamente, ele é transformado em um super-humano capaz de partir crânios com as mãos e comer impressionantes 30 hambúrgueres em menos de uma hora.

A Mente Suja de Robert Crumb Parafusos, Zumbis e Monstros do Espaço

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA