Confins do Universo 118 - Soltando os bichos!
OUÇA
Notícias

Livro apresenta os conceitos e panorama das graphic novels

20 outubro 2020

O termo graphic novel está tão incorporado ao mercado que, em certos ambientes já há quem o considere sinônimo de histórias em quadrinhos. E é sobre essa expressão tão em voga que o livro Graphic Novel – Conceitos Básicos (formato 16,8 x 24 cm, 120 páginas, R$ 44,90) trata.

Como a expressão nasceu e como vem sendo utilizada? Por que essa denominação se tornou tão popular? A obra, escrita pelo professor e redator Nobu Chinen, apresenta um panorama abrangente que aborda desde as primeiras histórias em quadrinhos “longas” até a produção atual.

O leitor confere adaptações de clássicos da literatura, álbuns em quadrinhos de inspiração europeia dos anos 1970/1980, a “febre” das graphic novels dos anos 1990/2000 e comparação dos formatos em que uma HQ pode ser publicada.

O autor também aproveita para comentar sobre a utilização de termos que estão longe de definir o produto/objeto a que se referem, muito comum no universo dos quadrinhos,  como comics, comic book, bande dessinée, fumetti e historietas. Para finalizar, diversas listas de recomendações de graphic novels em ordem alfabética, de autores nacionais e estrangeiros.

O título é um lançamento da Editora Criativo e está à venda neste link.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA