Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Morreu Dennis O'Neil, lendário escritor de Batman e Arqueiro Verde

12 junho 2020

O lendário escritor e editor Dennis O'Neil faleceu de causas naturais aos 81 anos na noite de ontem, 11 de junho, em sua casa.

Dennis J. O'Neil nasceu em 3 de maio de 1939 em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos. No início da década de 1960 entrou para a Marinha, para depois começar a trabalhar em um jornal onde chamou a atenção de Roy Thomas e acabaria por chamá-lo para fazer um teste na Marvel.

Dentre os vários períodos em que escreveu para a "Casa das Ideias, produziu aventuras do Homem-Aranha, Homem de Ferro, X-Men, Doutor Estranho e Demolidor, além de ter sido um dos responsáveis por contratar Frank Miller a editora no início da década de 1980.

Mas ele se destacou na DC, onde escreveu histórias memoráveis para o Batman e Arqueiro Verde, ambos os projetos ao lado do desenhista Neal Adams.

Em uma das mais aclamadas fases do Arqueiro, com histórias ao lado do Lanterna Verde, abordou temas como drogas, racismo, justiça social e política.

Em 1978, escreveu a graphic novel Superman vs. Superman vs. Muhammad, contando novamente com desenhos Neal Adams.

Com o Cavaleiro das Trevas, revitalizou vilões como Coringa e Duas-Caras, além de ter cocriado os personagens Ra’s Al Ghul, Talia Al Ghul, Leslie Thompkins e Azrael.

Ele foi editor das revistas do Batman entre 1986 e 2000, quando se aposentou. Durante esta fase, saíram histórias como Batman - Ano UmA Queda do MorcegoTerremoto e Terra de Ninguém.

Foi principalmente sob o trabalho de O'Neil, tanto como escritor quanto editor, que o Batman voltou a se retratado com um clima mais sombrio que remetida às suas origens, ao contrário da maneira leve e infantil que vinha sendo apresentado nas décadas anteriores.

Também trabalhou em projetos O Sombra, Liga da Justiça, Questão e a saga Armagedom 2001.

Além de escrever e editar, deu aulas na School of Visual Arts, em Manhattan.

Em 2002, Dennis O'Neil chegou a ser internado após enfarte, mas se recuperou.

Dennis O'Neil

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA