Confins do Universo 114 - Os 70 anos de Peanuts
OUÇA
Notícias

Nova HQ de José Aguiar faz uma viagem sensorial por Curitiba

13 outubro 2020

CWB é a sigla atribuída pelo IATA (International Air Transport Association) para o Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena. Essa sigla não precisa de tradução e é universalmente associada à cidade de Curitiba.

Em sua nova história em quadrinhos, CWB (formato 21 x 29 cm, 124 páginas, R$ 50,00), o premiado quadrinhista José Aguiar olha para sua cidade natal para refletir sobre ela por meio de sua história e cultura. O livro é uma viagem pessoal do autor entre as letras que formam a sigla, espaço feito símbolos, ícones, história, arte, arquitetura, delírio e surrealismo. Uma viagem sensorial em que o leitor pode percorrer uma Curitiba viva, um lugar que pode ser mais fantástico, perigoso e difícil de entender do que poderia ser possível imaginar.

“Eu, às vezes, tento entender qual é o meu lugar no meio desse caldo estranho que dá essência a Curitiba. Então esta é minha investigação pessoal de algo bem maior do que eu conseguiria comprimir neste livro. Minha história em quadrinhos é um passeio pessoal por uma 'geografia do inconsciente'. Minha reflexão sobre o espaço da cidade, seus signos e arquétipos através do meu ponto de vista pessoal. Sei que pode soar pretensioso, mas garanto que a intenção que me motiva é mais singela. É emocional: eu amo sinceramente a minha cidade”, explica Aguiar.

Ilustrada em aquarela, a HQ desafia o leitor a percorrer a cidade junto dos protagonistas em perigosas aventuras. O cenário é o mesmo para duas tramas que iniciam em pontos diferentes do livro, mas que convergem e se espelham uma na outra para formar uma história maior.

O projeto foi realizado pela Quadrinhofilia Produções Artísticas, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, com incentivo da Celepar. Metade da tiragem foi destinada a doações, incluindo escolas, bibliotecas e gibitecas espalhadas pelo país.

O título está à venda na Itiban Comic Shop. Interessados em outras informações podem entrar em contato com o autor no e-mail quadrinhofilia@gmail.com.

Já são mais de 540 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA