Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Novo álbum de Camilo Solano tem prefácio assinado por Robert Crumb

29 agosto 2015

Desengano“Tem uma energia nova, criativa e empolgante florescendo no Brasil atualmente e essa energia fervilha em cada página deste quadrinho existencial feito pelo jovem e promissor Camilo Solano”.

Essa é a abertura do prefácio assinado por ninguém menos que o norte-americano Robert Crumb para Desengano (20 x 28 cm, 60 páginas, R$ 27,90), novo álbum independente do quadrinhista paulista. O lançamento está marcado para o final do próximo mês de setembro.

Segundo Camilo Solano, a amizade com o “pai” do underground começou em 2010, quando ele conheceu seu ídolo na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

“Fui apenas para tentar ver o Crumb, que sempre foi minha maior influência”, relembra. “Na época, levei para ele um fanzine meu e um disco de 78 rotações da minha coleção, já que ele é um grande colecionador desses discos. Ele foi muito simpático e tranquilo. A conexão foi imediata e a amizade surgiu dai”.

Radicado na França desde o começo da década de 1990, Robert Crumb sempre manteve contato com o quadrinista brasileiro por meio de cartas.

A nova HQ acompanha Juca, um típico introspectivo que vive em seus devaneios e acredita no silêncio para evitar as situações constrangedoras da vida. Imerso em uma total desilusão, o jovem passa as férias carnavalescas com a família na casa dos avós, no interior de São Paulo. Ele tenta ficar sozinho nesse período, mas vê-se obrigado a sair no meio dos foliões em busca da batata frita do avó.

Desengano nasce da necessidade de dizer o que penso e trazer o cotidiano de pessoas comuns para os quadrinhos”, aponta Solano. “Histórias de pessoas que vivem sem serem notadas, que acabam ficando esquecidas no meio de tantas outras que passam por nós”.

O álbum será lançado no dia 26 de setembro, a partir das 15h, na Gibiteria (Praça Benedito Calixto, 158, 1º andar), em São Paulo/SP.

Camilo Solano é autor das independentes Inspiração – Deixa entrar Sol nesse porão, Onde Eu Tavo? e Captar, esta última em parceria com Thobias Daneluz.

Trecho do prefácio de Robert Crumb

Trecho do prefácio de Robert Crumb

Preview de Desengano Preview de Desengano

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA