Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Notícias

Os donos da terra mostra luta dos Tupinambá pela recuperação dos territórios ancestrais indígenas

1 setembro 2020

A Editora Elefante está lançando Os donos da terra (formato 18,2 x 25,5​ cm, 172 página, R$ 39,90), um quadrinho baseado em uma pesquisa antropológica de fôlego.

O roteiro é de Daniela Fernandes Alarcon (doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o MN/UFRJ, e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, a UnB), com arte do quadrinhista Vitor Flynn Paciornik e pesquisa de Daniela e Glicéria Jesus da Silva (professora no Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro, o CEITSP) e cursa Licenciatura Intercultural Indígena junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, o IFBA).

A edição está em pré-venda no site da editora.

Os donos da terra aborda episódios históricos e recentes da luta dos Tupinambá da Serra do Padeiro, no sul da Bahia, pela recuperação dos territórios ancestrais dos quais foram expulsos pelo avanço da colonização, que continua até hoje.

Entre mobilizações e retomadas, operações da Polícia Federal e ações paramilitares, prisões de lideranças e a violência passada e presente dos poderes locais, esta HQ revela aspectos da memória, da visão de mundo e da cultura de um povo que, guiado pela sabedoria dos antepassados e dos encantados, e unido por fortes laços comunitários, resiste ao esbulho territorial e à batalha simbólica que nega sua origem indígena e seus direitos constitucionais.

As sete narrativas deste livro abrem uma janela pela qual é possível começar a conhecer uma gente que não abaixa a cabeça e, todos os dias, constrói possibilidades de um mundo mais justo.

Clique na galeria abaixo para um preview da obra.

.

Os donos da terra

Já são mais de 480 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA