Confins do Universo 123 - Destaques de 2020
OUÇA
Notícias

Pintamonos, da Quadriculando, em campanha no Catarse

10 fevereiro 2021

Pintamonos (formato 16 x 23 cm, 80 páginas) é o primeiro título da editora Quadriculando em 2021 e está em campanha na plataforma colaborativa Catarse.

A obra de Rodolfo Santullo (Quarenta Caixões, Far South) e Leo Sandler (Raymond, La pasión) foi publicada originalmente pela editora argentina Maten al Mensajero e apresenta uma revisão histórica bem-humorada sobre uma corrente artística que marcou os anos 30 e 40 do século 20 no México, conhecida por contar com expoentes como Frida Kahlo, Diego Rivera e David Siqueiros, e pelas discussões ideológicas que tiveram entre si em plena Revolução Russa e no apogeu das correntes socialistas e revolucionárias em várias partes do mundo.

Santullo apresenta uma obra rigorosamente histórica, indo do humor ao drama amoroso. O livro reúne quatro HQs curtas, começando com Duelo em Ixtacalco, que apresenta o duelo com armas entre os artistas Rivera e Siqueiros logo após uma tentativa fracassada de atentado pelo segundo, que buscava apenas assustar e não assassinar Leon Trotsky (esse estava exilado em uma das casas de Rivera, desde que foi expulso da União Soviética).

Na sequência, Investigação em Coyoacan coloca Frida Kahlo no centro da trama após o assassinato de Trotsky.

A terceira HQ é Mural em Don Torquato, que coloca em dúvida as opções ideológicas de Siqueiros ao aceitar um trabalho de um expoente capitalista para pintar um grandioso mural em sua casa. O livro fecha com Velório no Centro Histórico sobre o funeral de Frida Kahlo, essa funciona como um epílogo das histórias criadas e personagens retratados no livro.

Pintamonos é também a primeira coedição entre a Quadriculando e a Editora Anita Garibaldi, que possui um grande catálogo consolidado no país com temática política e social.

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA