Confins do Universo 118 - Soltando os bichos!
OUÇA
Notícias

Pistoleiro Chacal está de volta, em campanha no Catarse

17 novembro 2020

O pistoleiro e caçador de recompensas Chacal, criado por Ota Assunção e Antonino Homobono para ser o protagonista da revista de mesmo nome lançada pela Editora Vecchi no início dos anos 1980, está de volta numa campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse. Tony Carson – Chacal terá formato 15,5 x 21 cm, com 160 páginas e repleta de extras.

“Não há uma editora por trás desta edição que já está disponível no Catarse. É um esforço coletivo de muitas pessoas que admiram o trabalho de Antonino Homobono. A sua filha Berenice Balieiro, Ota Assunção e Jordi Martinez - que cedeu os originais digitalizados desta edição - estão comprometidos com este trabalho”, explica o jornalista Francisco Ucha, organizador do projeto.

A obra é uma homenagem ao desenhista Antonino Homobono, que fez o desenho do personagem a partir do conceito ditado por Ota Assunção, verdadeiro criador do personagem. Foi Ota que orientou o roteirista Antônio Ribeiro na forma como o personagem deveria agir, e Homobono foi o criador de suas feições e da maneira de se vestir. “Eu queria um pistoleiro sem escrúpulos e totalmente diferente do Chet, que era publicado com muito sucesso pela editora”, relembra Ota.

Assim, Homobono foi o responsável pela arte de todas as capas da série e o quadrinhista Jordi Martinez, que já havia trabalhado com Antonino na RGE, foi escalado para desenhar a maioria das histórias do caçador de recompensas.

Este primeiro volume reúne duas HQs com o cruel pistoleiro. A primeira, Pacto Rompido, é a única história do Chacal desenhada por Homobono e acompanha o tortuoso caminho do pistoleiro para realizar um grande sonho depois de entregar alguns criminosos para a Lei. Já Valiosos Cadáveres foi desenhada por Jordi Martinez e conta porque Chacal precisa libertar três criminosos procurados pela justiça de uma tribo indígena.

Nos extras, os leitores e fãs de quadrinhos irão apreciar os layouts que Antonino Homobono fez para criar algumas das cenas da história em quadrinhos que desenhou. O livro abre com um texto de Ota Assunção contando os bastidores da criação do personagem, além de fazer uma homenagem a Homobono e Antônio Ribeiro.

Para adquirir a obra com desconto e conferir as recompensas, que incluem prints e cartões postais, clique aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA