Confins do Universo 123 - Destaques de 2020
OUÇA
Notícias

Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica cria categoria para histórias em quadrinhos

26 janeiro 2021

A Odisseia de Literatura Fantástica é um evento literário focado nos gêneros de fantasia, horror, aventura e ficção científica. Idealizado por Duda Falcão, Cesar Alcázar e Christopher Kastensmidt, o evento ocorre desde 2012, em Porto Alegre. Em 2019, também passou a ser realizado o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica, destinado a eleger as melhores obras literárias brasileiras publicadas no ano anterior.

A terceira edição da premiação, que ocorrerá em 2021, trouxe uma novidade: a inclusão da categoria Quadrinhos fantásticos de horror/fantasia/ficção científica.

Segundo o escritor Duda Falcão, um dos organizadores da Odisseia, a premiação cresceu após suas primeiras edições, abrindo espaço para a inclusão dos quadrinhos. "O evento já teve diversos bate-papos sobre quadrinhos, nos quais convidamos ilustradores e roteiristas para discutir obras da área. Na nossa visão, quadrinhos também são literatura, narrativas visuais com palavras, narrativas que contam sobre personagens, que possuem enredo, diálogos etc. Todos esses elementos reunidos criam, por exemplo, uma arte diferente dos livros em prosa, mas nem por isso excludentes de elementos literários".

Até 30 de abril de 2021, autores ou editoras podem inscrever suas publicações lançadas em 2020. A inscrição é efetivada após o envio de um arquivo em PDF da obra completa e o pagamento de uma taxa de R$ 55,00. O regulamento completo do prêmio pode ser lido neste link.

Serão escolhidos até três finalistas em cada categoria por um corpo de jurados. Os vencedores serão revelados durante a edição deste ano da Odisseia, que será realizada de forma virtual em outubro de 2021. Cada obra vencedora receberá um troféu criado pelo artista plástico Lucas Strey.

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA