Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Notícias

RV Cultura e Arte lança Rocha Navegável, de Fábio Costa e Igor Souza

15 setembro 2020

Rocha Navegável (formato 17 x 25 cm, 160 páginas, R$ 34,90) é um lançamento do selo editorial RV Cultura e Arte que, desde 2011, realiza projetos de autores e artistas baianos e tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

A obra solidifica em forma de quadrinhos a colaboração entre o escritor Fábio Costa e o artista visual Igor Souza. O leitor é convidado a desvendar a história de um fantasma samurai que há 150 anos vaga pelo centro de Salvador em uma incessante busca por redenção. Recheada de fatos e referências históricas, a HQ é inspirada no intrigante relato de que, em 1870, a bordo de um navio inglês atracado na Baía de Todos os Santos, o jovem tenente japonês Maeda Jurozaemon teria cometido o ritual do seppuku, o suicídio samurai.

Supostamente enterrado no Cemitério dos Ingleses, seu corpo e sua lápide teriam desaparecido alguns anos depois, deixando a história envolta em um grande mistério. O que teria acontecido ao tenente?

A trama parte de cruzamentos entre a tradição oriental samurai e a herança imaterial africana para construir uma jornada sobre autoconhecimento e aprendizado, ao mesmo tempo em que toca em temas contemporâneos como as discussões antirracistas no âmbito do patrimônio cultural, colocando em xeque as representações e os significados dos monumentos na cidade. Salvador não é apenas cenário, mas também elemento condicionante para o suceder da história.

 

Já são mais de 470 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA