Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Salvador, a nova estrela da coleção Cidades Ilustradas

12 agosto 2005

Cidades Ilustradas: SalvadorSalvador
(formato 21 x 28 cm, 80 páginas coloridas, R$ 65,00) acaba de se juntar
o Rio
de Janeiro
, Belo
Horizonte
e Curitiba,
como estrela da belíssima coleção de álbuns Cidades Ilustradas,
da Casa 21, com patrocínio da Esso Brasileira de Petróleo.
E o responsável por retratar a capital baiana foi o quadrinhista Marcelo
Quintanilha
, que atualmente mora em Barcelona (está trabalhando para
o mercado europeu, desenhando a série Sept
Balles pour Oxford
, escrita pelo argentino Jorge
Zentner
).
Cidades Ilustradas tem como proposta convidar desenhistas nacionais e estrangeiros para ilustrar capitais brasileiras e transformá-las em livros. A idéia é buscar um olhar "de fora", a visão de um artista que não viva no local sobre os lugares, as pessoas e os costumes.

Quintanilha passou duas semanas em Salvador e para compor seu trabalho tirou muitas fotos, fez pesquisas e conversou com várias pessoas ligadas à história cultural da cidade, como Clarindo Silva, dono do bar Cantina da Lua, no Pelourinho; o especialista em capoeira Fred Abreu; e o historiador Cid Teixeira.

O resultado são 30 "retratos" em página dupla (formato diferente em relação às edições anteriores). Cada um apresenta um layout diverso e traz um pequeno texto do autor. São retratados pontos marcantes como o Elevador Lacerda, Coqueiro da Piedade, Cantina da Lua, Terreiro de Jesus, Pelourinho, Praça Cayru, Retiro, Feira de São Joaquim, Alagados, Estádio Manoel Barradas, Abaeté, Itapuã, entre outros.

"Queria tanto fazer esse livro que cada coisa que desenhei, cada pedra portuguesa que ilustrei pareceu única. Adorei fazer cada traço e acho que o trabalho ficou diferente do que foi a coleção Cidades Ilustradas até agora", ressaltou Quintanilha. O prefácio do álbum foi escrito pelo poeta e antropólogo Antonio Risério.

O livro terá duas festas de lançamento. A primeira (exclusiva para convidados, com as presenças de políticos locais e do ministro da Cultura, Gilberto Gil) será no dia 15 de agosto, às 18h30min, no Museu de Arte Moderna da Bahia e a segunda no dia 16 de agosto, às 20h, na Livraria Travessa, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Mais um belo "filhote" da coleção Cidades Ilustradas, que com a parceira da Esso com a Casa 21 ganhou ainda mais força e, muito em breve, terá outras boas novidades.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA