Confins do Universo 121 - Viajando com os quadrinhos
OUÇA
Notícias

Stan Lee morre aos 95 anos

12 novembro 2018

Stan Lee, o cocriador do Universo Marvel de super-heróis, morreu hoje (12 de novembro), aos 95 anos, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.

A notícia foi confirmada por sua filha, J.C. Lee, ao site norte-americano TMZ.

De acordo com as informações, uma ambulância foi chamada até a casa de Stan Lee na manhã de hoje, e ele foi levado às pressas para o hospital Cedars-Sinai Medical Center, onde acabou falecendo.

O roteirista e editor vinha enfrentando uma série de problemas de saúde recentemente, além de conflitos com seu empresário, no que se refere ao gerenciamento de seus bens e sua herança.

Stan Lee deixou a filha, de 68 anos. Sua esposa, Joan Lee, havia falecido em julho de 2017.

A última postagem dele nas redes sociais foi ontem, dia 11 de novembro, parabenizando os veteranos de guerra dos Estados Unidos, mostrando uma foto sua de quando serviu.

A Marvel Entertainment publicou uma página especial em seu site, relembrando o autor. Leia (em inglês) aqui.

A sua maior concorrente, DC Comics, postou uma homenagem a ele, dizendo "Ele mudou a forma como vemos os heróis, e os quadrinhos modernos sempre carregarão sua marca indelével. Seu contagiante entusiasmo nos lembra por que nos apaixonamos por essas histórias em primeiro lugar. Excelsior, Stan".

Foi por meio da mente de Stan Lee, em parceria com o desenhista Jack Kirby (além de outros, como Steve Ditko), que grande parte dos super-heróis Marvel foi criada, com Quarteto Fantástico (1961), Homem-Aranha (1962), Hulk (1962), Thor (1962), Homem de Ferro (1963), Vingadores (1963), X-Men (1963), Doutor Estranho (1963), Demolidor (1964), Surfista Prateado (1966), Pantera Negra (1966) e outros.

Stanley Martin Lieber nasceu em 28 de dezembro de 1922, em Nova York, Estados Unidos.

Ele começou a carreira em 1939, na Timely Comics, que mais tarde viria a se tornar a Marvel Comics, e alcançou o sucesso na década de 1960 cocriando o Universo Marvel. Escreveu diversas histórias, foi editor-chefe da "Casa das Ideias" e trabalhou também para levar os personagens para outras mídias.

Após a aposentadoria, continuou com um acordo com a editora para promover a divulgar a Marvel.

Com a recente explosão de filmes de super-heróis, fez participações especiais em todos os longa-metragens baseados em personagens que ele ajudou a criar.

Stan Lee

Stan Lee e Joan Lee

Stan Lee e a filha, J.C. Lee

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA