Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Notícias

Torpedo 1972 é o primeiro lançamento da editora JBraga Comunicação

13 agosto 2020

Torpedo 1972 (formato 19,7 x 26,6 cm, capa dura, 64 páginas) é o lançamento de estreia da editora JBraga Comunicação.

Fundada em 2020 por José Braga, técnico em efeitos especiais para cinema e aficionado por quadrinhos, a empresa pretende investir no segmento das HQs e trazer ao Brasil obras importantes que ainda se encontram inéditas por aqui.

A campanha de financiamento para o álbum está online na plataforma de financiamento coletivo Catarse e os apoiadores receberão, como recompensa, pôsteres, adesivo e outros brindes.

Violento, egoísta e amoral, o assassino profissional Luca Torelli se tornou um marco dos quadrinhos espanhóis com a série Torpedo 1936, que acompanhou a trajetória do anti-herói na cidade de Nova York durante os anos da depressão americana.

A série foi criada pelo roteirista espanhol Enrique Sánchez Abulí e pelo desenhista americano Alex Toth em 1981, mas esse último deixou a publicação após as duas primeiras histórias e foi substituído pelo também espanhol Jordi Bernet. Juntos, Abulí e Bernet produziram 15 álbuns do personagem e o transformaram em um dos maiores sucessos em quadrinhos na Espanha e vencedor, entre outros, do prêmio de Melhor HQ Estrangeira no prestigiado Festival de Angoulême, na França.

Uma edição com essa fase original teve sua publicação viabilizada recentemente, também na plataforma Catarse, pela editora Figura.

A última história do personagem foi lançada em 2000, quando os autores se desentenderam e resolveram encerrar a elogiada parceria. Por muito tempo, os fãs imaginaram que a carreira do assassino apelidado de Torpedo estava encerrada, mas em 2017 veio a surpresa: Abulí se aliou ao argentino Eduardo Risso (100 Balas, Batman - Cidade Castigada) para contar uma nova aventura do pistoleiro, passada décadas após seu auge, no álbum Torpedo 1972, lançado pela divisão espanhola da Panini Comics e mote dessa campanha da JBraga.

Nova York, 1972. Enquanto O Poderoso Chefão faz sucesso nos cinemas e o Caso Watergate estampa as manchetes dos jornais, o sexagenário Luca Torelli ainda transita pelo submundo, acompanhado de seu assistente fiel, mas pouco brilhante, Rascal. Vivendo na pobreza após todos os anos que desfrutou de uma vida repleta de luxo e prazeres, Torelli não pode recusar a oferta de um repórter do The Wall Street Journal para revelar histórias de seu passado em troca de dinheiro.

Porém, quando Torelli não resiste aos charmes da voluptuosa noiva do jornalista, se torna alvo de um maligno plano de vingança. O que se segue é uma onda de violência que obriga o semi-aposentado assassino, agora com a mão esquerda quase inutilizada pelo Mal de Parkinson, a mostrar porque ainda pode ser um dos homens mais perigosos do mundo do crime.

Torpedo 1972

Já são mais de 470 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA