Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Vertigo comemora 10 anos de vida em 2003

4 abril 2003

Karen BergerKaren Berger é uma veterana quando o assunto é a linha Vertigo. Começou a carreira em 1979, quando o atual presidente da DC Comics, Paul Levitz, procurava uma assistente. A partir daí, editou várias revistas, incluindo as já clássicas séries Monstro do Pântano (de Alan Moore) e Sandman (de Neil Gaiman), e foi uma das criadoras do selo de quadrinhos adultos da editora.

Foi através da Vertigo que o mercado de quadrinhos americanos abriu as portas para escritores e artistas ingleses, num êxodo quadrinhístico que incluiu Gaiman, Grant Morrison, Jaime Delano e Peter Milligan, entre outros.

Fables #1"Basicamente, queríamos fazer quadrinhos legais e inteligentes", disse Karen. "Todos pretendíamos fazer algo diferente, que ajudasse a indústria a crescer. Nunca teríamos a Vertigo sem Alan Moore e todos os criadores que trabalharam conosco antes do selo nascer. Mas também o projeto jamais teria ido adiante sem uma outra geração de criadores como Garth Ennis, Warren Ellis e Brian Azzarello".

A idéia original incluía pegar alguns personagens esquecidos da DC e reinventá-los. Uma fórmula que foi muito bem-sucedida com o próprio Sandman. Outra parte dos planos era dar liberdade aos criadores para escreverem títulos autorais.

"Publicamos gêneros de ficção voltados para adultos, e diversificamos bastante desde o início", analisa. "Uma revista da Vertigo é inteligente, de qualidade e provocativa. É para fazer o leitor desafiar seu ponto de vista, não só sobre outros quadrinhos, mas sobre o mundo. É assim que fazemos séries tão diversas quanto Fables, Y: The Last Man ou 100 Balas".

Agora, em 2003, a linha Vertigo está comemorando 10 anos de vida, e muitas comemorações estão programadas.

Sandman: Endless NightUm dos projetos mais aguardados é Sandman: Endless Night, uma graphic novel escrita pelo próprio Neil Gaiman. "É realmente incrível", entusiasma-se Berger. "Depois de trabalhar com Neil em 75 números de Sandman e a graphic novel Dream Hunter, ler suas histórias para essa edição me surpreendeu. Ele escreveu uma trama para cada um dos Perpétuos. Neil tem sido um grande escritor há muitos anos, e melhora cada vez mais. Essa é uma obra de arte".

Sandman: Endless Night terá 144 páginas, e será lançado em capa dura, em setembro. A história de Desejo será desenhada por Milo Manara (melhor escolha é impossível); a do Sonho, por Miguelanxo Prado; Delírio, por Bill Sienkiewicz; Destino, por Frank Quitely; Destruição, por Glenn Fabry; Desespero, por Barron Storey; e Morte, por P. Craig Russell. A capa, claro, será de Dave McKean, colaborador de longa data de Gaiman, incluindo a minissérie Orquídea Negra e todas as 75 edições de Sandman.

"Será um livro inacreditável. A posição de Neil como o autor best-seller do jornal New York Times, por causa do livro Deuses Americanos (lançado no Brasil pela Conrad Editora) e Coraline, traz um enorme reconhecimento e dá potencial de ser um enorme sucesso fora do mercado tradicional de quadrinhos", espera a editora.

Sandman: Endless NightOutro projeto envolvendo o universo de Sandman é At Death's Door, no qual Jill Thompson mostrará a Morte no estilo mangá. Já séries de sucesso, como 100 Balas, Fables e Y: The Last Man continuarão sendo publicadas normalmente.

Os próximos lançamentos serão Blood and Water, uma história sexy e contemporânea sobre vampiros, por Judd Winick e Tomm Coker; Beware the Creeper, uma nova visão sobre o personagem Rastejante, por Jason Hall e Cliff Chiang; Zatanna, edição especial por Paul Dini e Rick Mays; e Undercover Genie, de Kyle Baker.

Além de Endless Night, outras graphic novels também estão programadas: Orbiter, de Warren Ellis e Colleen Doran; Sgt. Rock: Between Hell and a Hard Place, de Brian Azzarello e Joe Kubert; Barnum, de Howard Chaykin, David Tischman e Niko Henrichon; The Originals, de Dave Gibbons; Lovecraft, por Hans Rodionoff, Keith Giffen e Enrique Breccia; e It's a Bird, a primeira história do Super-Homem na linha Vertigo, por Steven T. Seagle e Teddy Kristiansen.

The Originals It's a Bird
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA