Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Reviews

BATMAN - GUERRA AO CRIME

1 dezembro 2004


Título: BATMAN - GUERRA AO CRIME (Editora Abril) - Edição especial

Autores: Paul Dini (argumento) e Alex Ross (arte).

Preço: R$ 12,50 (na época)

Número de páginas: 64

Data de lançamento: Maio de 2000

Sinopse: A história explora a fundo personalidade e motivações de Batman, sua cruzada constante no combate ao crime em Gotham City; e o efeito que a violência tem sobre toda a sociedade.

Como mote, um bairro decadente da cidade, alvo de investimentos empresariais que não beneficiariam seus habitantes e um garoto pobre que tem seus pais assassinados, gerando identificação imediata por parte de Batman/Wayne.

Positivo/Negativo: Um álbum de luxo, em formato tablóide, produzido em comemoração aos 60 anos do Morcego, na seqüência de Super-Homem - Paz na Terra, lançado no ano anterior. Tal como a primeira, não é uma história em quadrinhos convencional, pois não possui balões de diálogos ou pensamentos, apenas texto narrativo (em primeira pessoa) sobreposto à arte, e apresenta temática social em vez de sua típica trama de super-heróis.

O foto-realismo de Ross continua, como sempre, esplêndido, e suas belas pinturas só saem ganhando com o formato inusitado da publicação. É preciso admitir que a história não é totalmente original, mas é perfeitamente bem executada.

Seu grande mérito é expor um Batman preocupando-se com as vítimas que tiveram suas vidas afetadas pelo crime, em exercer um efeito positivo sobre elas, e não apenas em caçar os criminosos, embora o estilo distancie emocionalmente um pouco os leitores.

Batman - Guerra ao Crime teve tanto apelo entre leitores ocasionais, quanto com os ferrenhos seguidores do personagem, mas nunca terá o calibre de um Cavaleiro das Trevas, Piada Mortal ou Ano Um. Mesmo assim, é uma obra-prima obrigatória na coleção de qualquer fã de quadrinhos que se preze.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 470 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA