Confins do Universo 123 - Destaques de 2020
OUÇA
Reviews

Bill Finger – A história secreta do Cavaleiro das Trevas

Editora SkriptR$ 69,00168 páginasLançado em Junho de 2019

Diego Moreau e Douglas Freitas (roteiro), Zambi (desenhos) e Ítalo da Silva Bispo (cores).

15 janeiro 2021

Sinopse

Bill Finger é o cocriador do Batman. Hoje, muitos sabem disso, pois seu nome é creditado nos trabalhos do Morcego, mas nem sempre foi assim. Infelizmente.

Neste álbum, é contada a trajetória desse prolífero escritor, que tem um dedo em diversos elementos que hoje são à base de tudo que se conhece e os fãs amam no universo de Gotham City.

Positivo/Negativo

Milton Finger nasceu em 8 de fevereiro de 1914, numa família humilde da cidade Denver, que logo em seguida se mudou para Nova York. Seu pai tinha o objetivo de trabalhar com alfaiataria.

Os anos passaram e o jovem Bill tinha em seus dias a companhia dos pulps (revistas feitas com papel barato no começo dos anos 1900) e dos filmes, o que despertou seu interesse em ser escritor. Um detalhe: como Milton é um nome muito utilizado por judeus – sua família o era –, ele o altera para poder arrumar um emprego.

A trama segue a trajetória de Finger tendo como pano de fundo a evolução do mercado dos comics. Especialmente depois da criação do Superman puxar a fila para a corrida de novos títulos.

Assim, tem-se o ponto de partida para a criação do Batman, apresentando Bob Kane e Jerry Robinson. Também são citadas as criações de outros heróis, como o Lanterna Verde (Alan Scott), os primeiros personagens da futura Marvel Comics e o grande rival de popularidade do Homem do Amanhã, na época conhecido como Capitão Marvel – hoje, Shazam.

A obra mostra que Bob Kane foi ardiloso, ao fechar um acordo com a National (nome anterior da DC Comics) e fazer com que todos os que colaboraram com o universo de Gotham City, fossem meros fantasmas.

Mas, mesmo com todo esse jogo sujo, Bill continuou a escrever e criar para o Batman.

Fruto de muita pesquisa no roteiro, inclusive com contatos com a neta de Finger, a HQ trabalha bem até a metade, quando fica um pouco apressada ao contar os fatos a partir da relação do autor e de sua esposa, o que acaba tirando um pouco a força de alguns momentos, como a passagem sobre a relação com seu filho Fred.

O roteiro retrata bem a carreira de Bill Finger e como cada grande evento no passar dos anos afetou não apenas a vida e o trabalho dele, mas de todo mercado em que estava inserido.

A parte final tem um detalhe gráfico muito interessante, que acompanha a condição de saúde do já mais velho escritor.

A arte de Zambi não faz brilhar os olhos, mas dá conta do recado muito bem. Os rostos dos personagens masculinos eram bem parecidos, o que causa certa confusão em alguns pontos. Mas vale destacar uma bela sacada: há ótimas homenagens a personagens famosos dos quadrinhos mundiais.

O álbum, em capa cartonada com orelhas e no formato 14,4 x 20,8 cm, tem bom acabamento gráfico. No miolo, há os chamados bat-anexos, com extras como posfácio e comentários situando alguns momentos da história com mais profundidade, o que enriqueceu a edição.

Como este projeto foi viabilizado na plataforma de apoios coletivos Catarse, as páginas finais trazem a lista de todos os financiadores.

Bill Finger – A história secreta do Cavaleiro das Trevas é uma justa e necessária homenagem a um dos criadores do Batman. Um produto brasileiro que tem até potencial para ser publicado em outros países.

Classificação:

Leia também
Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA