Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Reviews

A Canção de Roland

27 março 2020

A Canção de RolandEditora: Comix Zone – Edição especial

Autor: Michel Rabagliati (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 79,90

Número de páginas: 184

Data de lançamento: Julho de 2019

Sinopse

Paul, sua esposa e filha, fazem viagens de férias, visitas aos parentes, tudo naquela tradicional confusão de uma família bem numerosa, com direito aos apuros e às alegrias do dia-a-dia.

Entretanto, tudo muda quando Roland (sogro de Paul) é diagnosticado com um câncer reincidente. A doença avança rapidamente, o que acaba por transformar a rotina das pessoas mais próximas.

O personagem Paul é o protagonista criado pelo autor para contar histórias semibiográficas. Aqui, a trama é centrada em Roland, sogro dele, um avô amoroso, de gênio forte.

Positivo/Negativo

Baseado em fatos, Michel Rabagliati mostra as alegrias e dissabores da vida, até o momento em que seu sogro é diagnosticado com um câncer reincidente, e toda a mudança na estrutura da vida familiar que isso desencadeia. Essa sucessão de fatos é conduzida com excelência, mantendo um tom sincero, verdadeiro e amargo até o inevitável desenlace.

Com um traço simples, limpo e agradável, o leitor acompanha pelos olhos do autor mudanças às quais todos somos submetidos em algum momento, queiramos ou não.

Amor e tristeza, carinho e dúvida, raiva e descrença, risos e lembranças. Essa enormidade de sentimentos e reações que palavras mal sabem descrever toma conta de todos, antes da última despedida.

Este álbum marca a estreia da Comix Zone no mercado. A edição é caprichada graficamente, mas tem alguns vacilos de revisão – nada muito grave, mas vale ficar atento para os próximos lançamentos.

Na conclusão de Roland, fugindo da linha narrativa, Rabagliati cria uma linda e pungente licença poética para fechar a história. Talvez porque saudade não seja só ausência, mas também licença. Aquela licença da presença, pois, quem sabe, ainda nos encontremos, no epílogo desconhecido dessas nossas vidas.

Classificação:

4,0

.

Compre este quadrinho aqui!

Leia também
Já são mais de 470 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA