Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Reviews

ESSENTIAL DAREDEVIL - VOLUME 1

1 dezembro 2010

ESSENTIAL DAREDEVIL - VOLUME 1

Editora: Marvel

Autores: Stan Lee, Denny O'Neil e Wallace Wood (roteiros), Bill Everett, Joe Orlando, Wallace Wood, Bob Powell, Jack Kirby, John Romita e Gene Colan (desenhos) e Vince Coletta, Wallace Wood, Frank Giacoia, Mike Esposito, Steve Ditko e Dick Ayers (arte-final).

Preço: U$ 16,99

Número de páginas: 584

Data de lançamento: 2005

 

Sinopse

As 25 primeiras revistas do Demolidor, compiladas em um único volume.

Positivo/Negativo

Em 1996, a Marvel lançou o primeiro volume da linha Essential, estrelado pelo Quarteto Fantástico. Desde então, a coleção não para de crescer e já possui mais de 80 álbuns.

Tal sucesso não é difícil de explicar: a ideia da linha é reunir as primeiras histórias de personagens relevantes no Universo Marvel, em ordem cronológica, em encadernados contendo aproximadamente 25 revistas por edição, impressas em papel jornal e em preto e branco.

Assim, revistas cujos originais chegam a valer dezenas de milhares de dólares podem ser adquiridas por um custo baixíssimo. O surgimento da linha permitiu aos fãs terem acesso a HQs raríssimas e praticamente fora do mercado, em edições de qualidade que, por serem em preto e branco, valorizam ainda mais o trabalho dos desenhistas.

Este volume reúne as primeiras aventuras do Demolidor, num calhamaço de quase 600 páginas a cargo de Stan Lee e vários artistas. Os leitores que esperam o herói sombrio, ao estilo Frank Miller, certamente estranharão muito essas histórias escritas na década de 1960.

Afinal, na época de sua concepção, o Demolidor era uma espécie de irmão mais velho do Homem-Aranha, afeito a piadinhas e gracejos. E a proposta do título era trazer histórias leves e com um toque de humor, algo impensável para o herói nos dias atuais.

Os roteiros de Stan Lee são, quase sempre, bastante competentes - é inegável seu talento ao criar um herói cego e ainda tornar crível sua origem e seus poderes. O autor trabalha de maneira agradável um inusitado triângulo amoroso entre Matt Murdock, Foggy Nelson e Karen Page, que rende situações bem divertidas.

A fecundidade da mente de Lee também é comprovada ao se analisar o rico universo criado para a série, com vilões inesquecíveis como o Homem-Púrpura, Senhor Medo e Gladiador, entre outros.

Há vários momentos memoráveis, como a primeira edição (uma das melhores aventuras do Demolidor em todos os tempos), o encontro com o Senhor Medo e os Executores (Daredevil # 6) ou a ótima aventura na qual o herói vai à Europa em busca de uma cura para sua cegueira.

A equipe de desenhistas é um verdadeiro time dos sonhos, com destaque para o talentoso Wallace Wood (o criador do uniforme definitivo do herói) e o excelente John Romita. O traje amarelo e vermelho original foi criado pelo saudoso Bill Everett, que também ilustrou a edição de estreia do Demolidor. De quebra, o álbum ainda traz, no final, leiautes de Jack Kirby.

Os pontos fracos da edição são a primeira aparição do Metaloide (um vilão tosco, com pernas gigantes hidráulicas), a HQ de duas partes com o surgimento dos Unholy Three e o desfecho do encadernado, com o início da longa saga do irmão gêmeo de Matt Murdock, de longe a pior fase do Demolidor.

Ainda assim, o saldo é bastante positivo, com histórias acima da média. Uma divertida abordagem do personagem que, infelizmente, foi praticamente deixada de lado desde o fim dos anos 70.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA