Confins do Universo 117 - Dissecando The Walking Dead
OUÇA
Reviews

FELIZ ANIVERSÁRIO, SNOOPY

1 dezembro 2006


Título: FELIZ ANIVERSÁRIO, SNOOPY (Conrad
Editora
) - Edição especial
Autor: Charles Schulz (texto e arte).

Preço: R$ 25,00

Número de páginas: 40

Data de lançamento: Dezembro de 2005

Sinopse: Antologia de tiras sobre aniversários da série Peanuts.

Positivo/Negativo: Faz quase dois anos que a Conrad começou a lançar a série Peanuts no Brasil. O começo foi com o pequeno álbum Snoopy, Eu Te Amo, num formato quadrado que merecia muitos elogios e um puxão de orelhas: o enjoativo contorno rosa em todas as páginas. Depois, vieram mais coletâneas e livros-presente em vários tamanhos.

Agora, sai o segundo livro temático. De novo, tem um tema candente para virar presente. Outra vez, tem um mesmo formato quadrado que lembra um cartão. Novamente, custa R$ 25,00. Mas o número de páginas caiu para menos da metade. E o de tiras, então, despencou! Este álbum tem apenas oito tiras e duas páginas dominicais.

Vale repetir: apenas oito tiras e duas páginas dominicais.

Não dá nem pra culpar o pobre Schulz. De amor, o cara entendia como poucos. Criou crianças apaixonantes e apaixonadas, mas que se frustravam como adultos. Fez de Charlie Brown um apaixonado ímpar por sua garotinha ruiva, que nos quadrinhos nunca existiu. Mas nem o autor, por mais brilhante que tenha sido, nem ninguém de que se tem notícias consegue montar uma extensa antologia de tirinhas brilhantes sobre aniversários.

Montar um álbum pra reuni-las, então, é uma forçada de barra fenomenal. Ninguém merece!

Para conseguir chegar às exíguas 40 páginas, a Conrad (baseada na editora norte-americana, é verdade) se esforçou: é um tal de títulos e um quadrinho ocupando uma página inteira... Além disso, espichou as dominicais até ocuparem quatro páginas. Cada tirinha simples ocupa, sozinha, uma dupla!

Publicada assim, com um gancho comercial totalmente forçado, a obra de Schulz perde força, intensidade e brilho. É uma pena ver Minduim tratado de forma tão simplória.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA