Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Reviews

HELLBOY: CONQUEROR WORM #4

1 dezembro 2001

Hellboy: Conqueror Worm #4Título: HELLBOY: CONQUEROR WORM #4 (Dark Horse Comics) - Mini-Série em 4 edições (Inédito no Brasil)

Autores: Mike Mignola (texto e desenhos) e Dave Stewart (cores)

Preço: U$ 2,99

Data de lançamento: Agosto de 2001

Sinopse: O trio de heróis enfrenta o verme/lagarta gigante, e Hellboy tenta destruir o monstro usando um artefato que lhe foi dado pelo falecido (enfim!) prisioneiro do castelo.

O corpo mecânico de Von Klempt atrapalha os planos de Hellboy e põe tudo a perder.

Inger se encontra com o fantasma de Rasputin (como não podia deixar de ser). O círculo iniciado em Hellboy: Seed of Destruction (Hellboy: Sementes da Destruição, série publicada no Brasil pela Mythos Editora começa a se fechar.

O fim está próximo, e apenas Roger e sua energia podem fazer a diferença entre a salvação e o fim do mundo. Ele destrói o monstro, mas é possuído pela criatura. Num gesto de coragem e humanidade, salta para a morte (este homúnculo já "morreu" diversas vezes ao longo de sua existência) levando consigo a cabeça amaldiçoada de Von Klempt.

A neta de Von Klempt encontra seu fim nas mãos de Lobster Johnson que, junto com Hellboy e a ajuda de uma tempestade elétrica, acaba por destruir a criatura e salvar Roger. Este ato custa a vida de Lobster Johnson.

No final, o mundo foi salvo e os nazistas destruídos, Hellboy decide abandonar o Departamento de Pesquisa e Defesa Paranormal.

A história termina aqui, mas a editora Dark Horse publicou online em seu site um epílogo de nove páginas, que deve ser incluído no encadernado da série.

Neste epílogo, o fantasma de Rasputin encontra a Dama de Ferro (vista pela última vez em Hellboy: Wake the Devil/Hellboy: Despertar do Demônio). Ambos discutem os eventos ocorridos e a participação de Rasputin.

A dama se revela como a deusa Hecate, a Górgona (destruída por Hellboy em Hellboy: Wake the Devil/Hellboy: Despertar do Demônio), revivida graças às maquinações de Rasputin e de sua vítima Ilsa Haupstein.

Irritado com as revelações de Hecate sobre Hellboy, o futuro e si mesmo, Rasputin investe contra ela, para ser destruído. O que sobra de sua essência é posteriormente guardado por Baba Yaga no interior de uma noz.

Positivo/Negativo:

Mignola amarra com esta história a maioria das pontas soltas que existiam desde a primeira história de Hellboy.

É provável que este seja o fim de Rasputin e dos nazistas como vilões das histórias de Hellboy e que, no futuro, ele se dedique a combater ameaças de cunho folclórico e mitológico. Mas isso, só o tempo e Mike Mignola podem dizer.

A trama continua, como sempre, muito divertida. A arte é uma das melhores coisas produzidas nos quadrinhos americanos da atualidade. O único senão desta série, é que, apesar de ser uma história fechada, ela é o capítulo final no que se refere às maquinações de Rasputin e, portanto tem diversas referências a muitas das aventuras anteriores de Hellboy, o que pode comprometer o interesse dos leitores que não tiveram muito contato com o material.

Quanto ao epílogo, o fato de ter sido publicado online, foi a resposta da Dark Horse, atendendo aos pedidos dos leitores que compraram a mini-séries HellBoy: Wake the Devil, e acabaram tendo que comprar o encadernado ou emprestar dos amigos, para saber o importante final da história (que permanece inédito no Brasil, uma vez que ainda não saiu pela Mythos, que publicou Hellboy: Despertar do Demônio).

Apenas para explicar, a Dark Horse tem a tradição de publicar em seus encadernados de Hellboy, material adicional inédito, pin-ups, sketches e outras agradáveis surpresas, estimulando assim a compra destas edições por parte dos fãs.

Para aqueles que estão interessados em completar suas coleções de Hellboy (em inglês) a Dark Horse fez 4 encadernados do personagem: Hellboy: Seeds of Destruction, Hellboy: Wake the Devil, Hellboy: The Chained Coffin and Other Stories e o recente Hellboy: The Right Hand of Doom. O encadernado de Hellboy: Conqueror Worm (que deve incluir o epílogo) está programado para o início de 2002.

No Brasil foram publicados Hellboy: Sementes da Destruição, Hellboy: Despertar do Demônio e Hellboy: O Gigante Infernal; Hellboy: Os Lobos de Santo Augusto; e o crossover Hellboy/Ghost, todos pela Mythos Editora; e o encontro Hellboy/Savage Dragon, pela Pandora Books.

A maior parte das histórias curtas, epílogos, crossovers e histórias paralelas com personagens secundários permanece inédita no Brasil.

Assim, fica a torcida para que a Mythos, que publica a maior parte das aventuras de Hellboy no Brasil, quando lançar esta mini-série, consiga incluir este importante epílogo.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA