Confins do Universo 114 - Os 70 anos de Peanuts
OUÇA
Reviews

Juan Buscamares

27 março 2020

Juan BuscamaresEditora: Planeta Cómic (Chile) – Edição especial

Autor: Félix Vega (texto e arte).

Preço: 21.000,00 pesos chilenos

Número de páginas: 216

Data de lançamento: Abril de 2017

Sinopse

Os oceanos secaram e o mundo é assolado por tempestades, soldados e fanáticos religiosos.

Juan percorre o antigo fundo do mar em seu caminhão tentando decifrar a sua própria história. Seu destino acaba cruzando com o de Aleluya, uma linda mulher que vende o corpo em troca de água, e ela passa a acompanhá-lo.

Então, o “Buscamares” inicia uma viagem que mescla sonhos e misticismo, e o fará descobrir poderes inimagináveis, de produzir tormentas e dilúvios.

Positivo/Negativo

Que grande HQ! Mistura de mundo pós-apocalíptico com lendas incas, faz todo o sentido quando lida na versão integral. Mas não deve ter sido tão impactante para quem a acompanhou de 1999 a 2005, quando saiu em quatro tomos: El agua, El aire, La tierra e El fuego.

A maneira como Vega vai desenvolvendo a trama envolve. A apresentação dos elementos, inserindo pistas sobre o passado do protagonista e de sua companheira, instiga, deixam aquela vontade de desvendar o que está escondido.

O roteiro apresenta alguns deus ex machina, mas o leitor certamente os absorve, pelo bem da história. O enredo tem um quê de Mad Max e obras do gênero, mas o tom místico, com elementos tão latino-americanos, que o autor confere torna tudo mais saboroso.

A arte de Félix Vega é estupenda, e leitores de quadrinhos com mais bagagem certamente notarão que é muito, muito inspirada nos trabalhos do italiano Milo Manara. Algumas cenas, entretanto, incomodam, ferem.

Afinal, uma mãe que vende o corpo da filha para homens em troca de água é brutal, asqueroso. Sim, esta análise leva em consideração quando a obra foi produzida e que ela basicamente reproduz o que se via na época em cenários pós-apocalíticos, no cinema, na TV e nos quadrinhos. Naquele tempo, poderia ser considerado "ok". Hoje, não é mais. E, felizmente, o mundo vem mudando muito desde então.

Esta edição integral, em capa dura, também disponível na Planeta da Espanha, traz ainda alguns esboços e a biografia de Félix Vega, que é filho de Oskar Vega, um grande nome dos quadrinhos chilenos, que é cocriador do clássico personagem Mampato.

Juan Buscamares é um marco da HQ chilena, tanto que foi lançada mundo afora. No Brasil, teve alguns capítulos publicados na antiga revista Heavy Metal (da editora de mesmo nome, que teve 23 edições de 1995 a 1999 – não confundir com a versão recente, da Mythos). Um trabalho que merece ser mais conhecido. E o final é incrível!

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 540 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA