Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Reviews

Know-Haole # 8

Editora Vibe Tronxa ComixR$ 10,0032 páginasLançado em agosto de 2018

Autor: Diego Gerlach (roteiro e arte).

 

Sem periodicidade.

8 setembro 2020

Sinopse

Ao olhar para um pequeno aglomerado de pessoas, é possível ter ideia o que cada uma delas fez até chegar naquele ponto? Nesta história em quadrinhos, sim.

Positivo/Negativo

A revista Know-Haole, de Diego Gerlach, surgiu em 2013. Cada edição traz uma história autocontida (menos a número 1, com várias tramas curtas) e, vez ou outra, alguns personagens são retomados, como Gilso.

Não há sequência entre as revistas, o leitor pode se encontrar com qualquer edição e receber uma narrativa completa. Quase como se fosse uma publicação de contos em que os outros artistas sumiram, sobre alguma coisa em comum que um dia todos os leitores saberão o que é e vão rir, felizes.

Antes de investir nessa série, Gerlach criou diversas histórias no universo ficcional de Pinacoderal (reunidos em mais de duas centenas de generosas páginas pela editora Pé-de-Cabra em Pinacoderal – Rudimentos da linguagem. Know-Haole se parece com uma segunda fase do autor, em que os roteiros se interessam ainda mais por uma linha narrativa, e na qual a arte e a narrativa crescem e se afirmam.

Nesses sete anos desde a estreia do título, Gerlach teve uma grande produção paralela em coletâneas (como Zica, Porta do Inferno, Cavalo de Teta), coleções (como a Ugrito, da Ugra Press), revistas de fora do país, como a Stripburger e Strapazin e um zine encartado na Baiacu (o Pirarucu), de longe o melhor material da coletânea organizada por Laerte e Angeli e lançada pela Todavia em 2017.

Em toda essa produção, Gerlach não se sentia obrigado a experimentar nada, tampouco a deixar de tentar algumas ideias narrativas. Santuários & Altares, a história que ocupa todas as páginas da oitava edição de Know-Haole, tem uma trama que funciona a partir de duas linhas narrativas, com dois ritmos diferentes.

Na primeira, em tempo presente, o quadro de página inteira que abre a revista; na outra, linhas de flashback dos personagens apresentados na página da primeira linha.

No presente, o tempo anda muito lento e é preciso que o leitor dedique um pouco de atenção para ver as pequenas diferenças entre cada uma das artes. No passado, as narrativas têm um ritmo mais rápido, com todo o porquê de os personagens estarem tranquilos ou tensos quando Gerlach coloca seu leitor diante da página inteira novamente.

Caquinho a caquinho, as tramas vão se desvelando, os personagens se apresentando e o processo narrativo se multifaceta, o que gera um belo apanhado das histórias que o autor gosta de contar em seus quadrinhos. É como se este número 8 fosse uma apresentação em caleidoscópio da produção de Gerlach.

Santuários & Altares é para lembrar o leitor que toda a cena que se encontra por aí, ao acaso, não é um pedaço de uma história, mas um encontro de várias delas. Todas as revistas Know-Haole, produção independente, podem ser adquiridas com o autor, por mensagem direta no Instagram do selo Vibe Tronxa.

Classificação:

Leia também
Já são mais de 480 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA