Confins do Universo 123 - Destaques de 2020
OUÇA
Reviews

São Francisco

Editora IndependenteR$ 50,00104 páginasLançado em setembro de 2019

Autores: Gabriela Güllich (roteiro, arte e produção de reportagem) e João Velozo (produção de reportagem e fotografia).

 

Edição Especial.

8 setembro 2020

Sinopse

De Belém do São Francisco, cidade pernambucana banhada pelo Velho Chico, cruzando todo o estado de Pernambuco e chegando a Monteiro, na Paraíba, histórias reais são contadas no livro-reportagem São Francisco.

Um projeto que une quadrinhos e fotografia em uma narrativa jornalística que aborda três aspectos: água, seca e obra.

Durante 15 dias, a jornalista e quadrinhista Gabriela Güllich e o fotojornalista João Velozo percorreram mais de mil quilômetros para a produção da reportagem, passando por todas as cidades do Eixo Leste da Transposição do São Francisco para a construção deste projeto.

Positivo/Negativo
Esta obra une, em sua linguagem, quadrinhos e fotografia. Leitores de quadrinhos estão familiarizados com histórias cheias de ação, reviravoltas e com grandes desfechos, mas aqui o roteiro é a realidade. A vida de pessoas de verdade é contada em três capítulos chamados: água, seca e obra.

É interessante encontrar, em meio à narrativa, fotos e desenhos interagindo e caminhando juntos para contar as muitas histórias de várias pessoas – tendo o Velho Chico como cenário (ou como protagonista).

O leitor mergulha em uma narrativa em quadrinhos e, de repente, uma fotografia lindíssima está ali para lembrá-lo de que tudo é real.

O resultado dos mais de mil quilômetros percorridos por Gabriela e João para realizar a obra é uma reportagem sensível e humana, com fotografias que fazem o leitor viajar – e até se sentir – junto dos autores e personagens.

Com desenhos fortes, cheios de ruídos e texturas, Gabriela abre uma janela ao leitor. Uma janela para observar vidas de desconhecidos, mas que lhe são apresentados por meio deste trabalho tão importante, que expõe de forma crua a história do povo que foi afetado pelo excesso de água, pela falta dela e pela obra interminável para deslocar esse bem tão precioso para as regiões mais secas.

O quadrinho foi financiado em uma campanha no Catarse, possui formato 21 x 29,7 cm, capa cartão e foi impresso em papel off-set 120g. Há alguns deslizes na revisão, mas que não afetam a qualidade da obra, que possui um ótimo texto, que retrata a coloquialidade das falas de maneira muito verossímil.

Vale mencionar, também, a delicadeza e a qualidade das fotografias que integram a narrativa, pois elas tornam a experiência de leitura ainda mais sensível e humana.

Classificação:

Leia também
Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA