Confins do Universo 117 - Dissecando The Walking Dead
OUÇA
Reviews

SNOOPY - ASSIM É A VIDA, CHARLIE BROWN

1 dezembro 2007


Título: SNOOPY - ASSIM É A VIDA, CHARLIE BROWN (L±
Editores
) - Série em pocket book

Autor: Charles Schulz (texto e arte)

Preço: R$ 9,50

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Julho de 2007

Sinopse: Coletâneas das tiras Peanuts publicadas originalmente no segundo semestre de 1985.

Positivo/Negativo: O terceiro volume de Snoopy, da L±, repete os acertos do segundo.

Como começa exatamente onde o outro parou, pega mais uma vez uma fase em que Peanuts estava em seu auge de popularidade, com os personagens estampando camisetas, canecas, chaveiros e bonecos de pelúcia.

A turma do Minduim aparece, portanto, com os traços mais conhecidos pelo público. Afinal, os personagens tiveram transformações visíveis em seus 50 anos de quadrinhos.

É curioso, contudo, perceber a diferença de tom entre o merchandising, sempre eufórico e piadista, e as tirinhas, que mantinham a linha inicial, mostrando as frustrações de um punhado de crianças.

Nem mesmo os desenhos animados de Peanuts, co-responsáveis pela fama, apelavam pro humor gratuito - a melancolia inclusive era acentuada pelo jazz de Vince Guaraldi.

Neste volume, se destacam duas séries de tirinhas bem curiosas, que registram peculiaridades do período em que foram produzidas, algo que costuma passar batido por Peanuts.

O primeiro é o impacto da chegada de um computador à escola da turma. A máquina passa a administrar a circulação do ônibus - e invariavelmente erra a situação de Charlie Brown.

O outro ponto é a passagem do Halley. Antes mesmo de o cometa chegar, Sally, como todas as crianças do planeta naqueles dias, já está ansiosa para vê-lo.

A edição, mais uma vez, segue o modelo de bolso, sem grandes luxos, mas ampla distribuição e bons cuidados editoriais. O acerto começa pela seleção correta de tiras e vai até a cuidadosa nova tradução do material, evitando as versões muitas vezes medonhas realizadas pelos sindicatos de distribuição.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA