Confins do Universo 112 - É guerra! Quadrinhos no front!
OUÇA
Reviews

Sunny – Volume 1

Editora DevirR$ 84,00424 páginasLançado em maio de 2020

Autor: Taiyo Matsumoto (roteiro e arte).

 

Originalmente publicado em seis volumes tankōbon, pela editora Shogakukan, entre 30 de agosto de 2011 e 30 de outubro de 2015 (tradução de Arnaldo Oka).

 

Edição especial.

8 setembro 2020

Sinopse

Sunny, um dos trabalhos mais pessoais e comoventes de Taiyo Matsumoto, retrata a vida de um grupo de adolescentes órfãos, as suas inseguranças, revoltas e sentimentos de abandono.

Os personagens desta história sonham e dão asas à imaginação dentro de um velho carro abandonado, cor de mostarda, localizado no quintal do abrigo, a que dão o nome de Sunny.

Positivo/Negativo

Este mangá tem uma sensibilidade encantadora. É simples, porém, cheio de amor e empatia, apesar das adversidades que a trama apresenta. Ao terminar a leitura, a vontade que fica é de dar um abraço em cada uma das crianças e dizer que tudo vai ficar bem.

Ao retratar o cotidiano de um lar de acolhimento para jovens, Matsumoto cria um roteiro envolvente, com personagens muito bem desenvolvidos. A cada capítulo, o autor se aprofunda na história de cada um deles, trazendo, assim, momentos emotivos que muitas vezes estão atrelados a uma mensagem forte.

A bordo de Sunny, as crianças fogem do mundo real, procuram refúgio e imaginam uma vida diferente, em que as feridas do passado são superadas.

Mesmo que aborde temas delicados de maneira bem realista, o autor não força a trama, tudo é muito bem dosado. Sua arte é diferente, mas igualmente impactante, capaz de capturar toda instabilidade emocional das crianças.

Apesar da intensa carga dramática, é interessante perceber como Matsumoto consegue inserir o humor na história, o que torna a obra ainda mais equilibrada.

Além de tudo, Sunny é comovente e motivadora. É inevitável se emocionar em, algumas viradas de página. Em um momento, você se pega sorrindo e, de repente, no quadro seguinte, é possível ficar com os olhos marejados.

A edição da Devir faz parte do selo Tsuru e a série contará com três volumes. O acabamento segue o formato das outras obras já publicadas na coleção.

Por fim, sabe qual a maior beleza neste mangá? Fazer com que o leitor se sinta parte do grupo de protagonistas, como um amigo daquelas crianças. O primeiro volume de Sunny é uma introdução marcante, pois mescla algumas das características mais envolventes dos quadrinhos com o estilo único e a versatilidade da trama de Taiyo Matsumoto.

Classificação:

Leia também
Já são mais de 480 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA