Confins do Universo 121 - Viajando com os quadrinhos
OUÇA
Universo Paralelo

Como fazer um release para divulgar sua história em quadrinhos

12 dezembro 2017

O Universo HQ divulga quadrinhos desde o ano 2000. E, para fazer as notícias sobre novidades (em especial lançamentos e eventos de quadrinhos nacionais e independentes), dependemos das informações enviadas pelos autores – ou pelas editoras.

E, acredite, muitas vezes recebemos e-mails com informações insuficientes para divulgar o produto (seja uma revista, álbum, site, evento de lançamento, página de Facebook etc.).

Assim, surgiu a ideia de colocar online um roteiro extremamente simples e objetivo para divulgar sua HQ, conosco ou com outros sites ou mídias. Vamos lá.

Primeiro: a melhor ferramenta para isso, até que se prove o contrário, é sempre o e-mail. E você pode enviar para várias pessoas ao mesmo tempo! Só lembre-se de colocar os endereços no campo de cópia oculta (CCO), porque sempre tem quem dê um "responder para todos", e muita gente não curte ter seu e-mail disseminado indiscriminadamente.

Os dados. Sempre coloque no seu texto o formato da edição, número de páginas, preço e informe se o título tem capa dura ou papel especial, se for o caso. São informações importantes para o leitor.

Quem é o autor (ou autores)? Quem fez o roteiro, a arte interna, a capa? Coloque o nome de todo mundo – sobrenome incluso. Minibiografias ajudam bastante.

A sinopse (ou o resumo da sua história). Aqui, vale o bom senso. Não é para contar a trama toda. Uma linha só também não auxilia tanto. O ideal é algo entre dois e três parágrafos, evitando os famosos spoilers, claro. Quem não gosta de um pouco de suspense?

Não esqueça o contato. Ele é fundamental. Como o leitor vai comprar a obra, se não encontrar o autor? Pode ser por um endereço e-mail, pela página oficial na Internet, por uma página do Facebook. Deixe isso claro.

Imagens, sempre! HQ precisa ter imagens! Lembre-se disso. Mas não todas elas! Envie sempre a capa com boa resolução, e algo entre três até seis páginas internas, se achar que vale. Só tome cuidado com o tamanho dos arquivos! Para veículos de internet, eles não precisam estar em resolução de impressão (300 dpi) – até 120 dpi está ótimo. Evite e-mails com mais de 2 megas. Se ainda assim preferir arquivos grandes, coloque links para download.

No caso de eventos, o horário e o endereço são fundamentais. Além, é claro, da imagem de um cartaz, pôster ou convite. Para quadrinhos virtuais, valem todas as dicas acima.

Nosso e-mail é contato@universohq.com.

Ou pode enviar diretamente para naranjo@universohq.com, se preferir.

É isso. Esperamos ter ajudado!

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA