Confins do Universo 131 - Oito décadas de Capitão América -
OUÇA
Notícias

Coletivo Petisco, de webcomics nacionais, encerra atividades

20 maio 2021

O coletivo de quadrinhos digitais Petisco, criado em 2011, está chegando ao fim. Os sócios-fundadores do projeto - Cadu Simões, Daniel Esteves, Will e Mario Cau - comunicaram o encerramento do projeto e a desativação do site que publicou quadrinhos gratuitamente por 10 anos.

Para informar aos leitores e registrar o momento, os quatro autores enviaram ao Universo HQ uma carta de despedida explicando a decisão e relembrando a trajetória do coletivo.

Confira a carta abaixo, reproduzida na íntegra, e também a arte especial do coletivo para marcar o momento:
.

____________________________________
.

Fechando a Conta

Começou como uma "conversa de bar", estreou como uma bandeja de possibilidades e acabou se tornando uma das mais importantes experiências de publicação de quadrinhos online no Brasil.

Em 2010, voltando da extinta Rio Comic Con, Cadu Simões, Daniel Esteves e Will, criaram o conceito do que viria a ser o site de webcomics Petisco: séries de webcomics publicadas semanalmente, seguindo os moldes das antigas páginas de quadrinhos dos jornais. “Quadrinhos em pequenas porções” se tornaria o slogan do projeto.

Logo convidaram Mario Cau, outro parceiro do coletivo Quarto Mundo, para integrar o conselho editorial. O site publicaria HQs gratuitas, uma página por dia, apresentando ou reapresentando séries aos leitores. Demetrius Dante, de Will; Nova Hélade, de Cadu Simões; e Nanquim Descartável, de Daniel Esteves já estavam escaladas. Mario Cau criou, com Rob Gordon e Marina Kurcis, a série Terapia.

Além das séries dos fundadores, o Petisco trouxe ainda, em sua primeira formação, Calundu e Cacoré, de Karlisson; e Macacada Urbana, de Vencys Lao. Logo, Ana Recalde e Denis Mello se juntaram à turma com o seu Beladona, assim como Valkíria, de Alex Mir e Alex Genaro; e Pockets Comics, de Renato Lima; além de uma temporada de Samsara Vortex, de Caio Yo.

Entre 2011 e 2021, o site publicou centenas de páginas de quadrinhos, uma coletânea impressa através de financiamento coletivo com histórias inéditas, chamada Petisco Apresenta - Volume 1, além de revistas e livros específicos das séries publicadas no site. Ganhou o Troféu HQ Mix na categoria Melhor Publicação Independente de Grupo pelo livro, em 2012. Também recebeu prêmios pelas séries online: Troféu HQ Mix de Melhor Web Quadrinhos para Terapia, em 2012 e 2014; e para Beladona, em 2015.

O Petisco e seus autores participaram de diversos eventos e da cena de HQ como um todo. Durante esses 10 anos, publicamos novas páginas de HQ todos os meses e histórias de diversos gêneros, estéticas e narrativas foram apresentadas ao público. Sempre de forma gratuita, testando as possibilidades da publicação no formato digital e trazendo novos leitores para conhecer mais da produção dos autores nacionais, com o compromisso de ajudar na democratização da leitura de HQs no país.

E aqui estamos em 2021 e a atual cena de HQs desta década. Muito mudou nesse período, com grandes revoluções de redes sociais e plataformas e publicação online e financiamento coletivo. Para termos uma ideia, o site do Petisco entrou no ar no mesmo dia do Catarse, ferramenta tão importante para as HQs nacionais, e que hoje parece tão presente no nosso cenário. Novos rumos e projetos pessoais dos fundadores do coletivo, além de uma sensação de dever cumprido, nos trazem até aqui para comunicarmos que as atividades do Site Petisco foram encerradas. Algumas das séries foram concluídas há algum tempo, outras continuam ainda em publicação através de outras ferramentas e sites.

Os autores do Petisco deixam sua gratidão a todos artistas, leitores, jornalistas e críticos que acompanharam essa jornada. Este prato acabou, mas novos estão sendo servidos pelos autores todos os dias em algum lugar. Não importa como, seja impresso ou nas redes, você vai seguir encontrando histórias destes artistas. Nos vemos nas próximas páginas!

Um brinde!

Ass.
Cadu Simões, Daniel Esteves, Will e Mario Cau
Sócios fundadores do Petisco Webcomics
Maio de 2021

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA