Confins do Universo 134 - Quadrinhos e esportes: dá jogo, nocaute, pedal... -
OUÇA
Jean Graton e Michel Vaillant
Notícias

Faleceu Jean Graton, o criador de Michel Vaillant

22 janeiro 2021

Jean Graton, roteirista e desenhista francês criador do personagem Michel Vaillant, morreu no dia 21 de janeiro, em Bruxelas, na Bélgica, aos 97 anos de idade. O jornal La Libre Belgique divulgou uma nota da família Graton, informando que o autor havia falecido, sem sofrimento, cercado por seus familiares.

Graton nasceu em 10 de agosto de 1923, em Nantes, na França. O amor pelo esporte surgiu cedo. Seu pai era um funcionário do clube de motociclismo de Nantes, e organizava corridas regionais. Aos 14 anos, Graton assistiu pela primeira vez à corrida 24 Horas de Le Mans.

Sua mãe faleceu em 1934, quando ele tinha apenas 11 anos. Seu pai foi preso pelos alemães, na década de 1940, após a invasão da Bélgica pelo exército nazista. Graton foi forçado a cuidar de sua vida sozinho e trabalhou em várias profissões.

Em 1947, mudou-se para a Bélgica onde desenhou para agências de publicidade. Em 1949, fez ilustrações para a revista Les Sports. Em 1953, foi contratado pela Spirou para desenhar a série Belles Histoires de L'Oncle Paul, que serviu como sua escola de história em quadrinhos.

Depois disso começou a colaborar com pequenas histórias sobre esportes para o Journal de Tintin. Em junho de 1953, escreveu e desenhou La Première Ronde, uma HQ que se passava durante o grande prêmio belga de Fórmula 1, no circuito de Spa-Francorchamps.

Essa obra fez que com que o editor-chefe da revista, André Fernez, sugerisse que ele criasse um herói que fosse um piloto de corridas. Ele decide por Michel, nome do filho de um vizinho que era piloto de motociclismo; e Vaillant, que significa valoroso ou corajoso. Michel Vaillant fez sua estreia em 1957, com Le 24e Heure, uma HQ de quatro páginas publicada em Journal de Tintin. O primeiro álbum, Le Grand Défi, saiu em 1959.

Hoje, Vaillant possui mais de 96 edições publicadas, foi a estrela de uma série de TV, um seriado de animação e um filme.

Devido a essa série e sua paixão pelo automobilismo, Jean Graton tornou-se amigo de vários pilotos, como Jacky Ickx, piloto belga que venceu seis vezes as 24 Horas de Le Mans e subiu 25 vezes no pódio da Fórmula 1. Alain Prost admitia que sua vocação para piloto surgiu com a leitura das aventuras de Michel Vaillant.

Graton também criou as séries Les Labourdets, criada em 1966; e Julie Wood, em 1976.

O artista se aposentou em 2004, e deixou um de seus filhos, Philippe, dando continuidade ao seu trabalho e no comando do Studio Graton. Em 2005, Jean Graton foi nomeado pela Bélgica como Chevallier de l'Ordre de Léopold.

A morte do artista foi divulgada nos países francófonos não só pelos meios especializados em quadrinhos, mas pela grande mídia e pela imprensa esportiva.

Jean Graton e Michel Vaillant

 

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA