Confins do Universo 134 - Quadrinhos e esportes: dá jogo, nocaute, pedal... -
OUÇA
Le Concombre Masqué
Notícias

Faleceu Nikita Mandryka um dos criadores de L'Écho des Savanes

15 junho 2021

O desenhista e escritor Nikita Mandryka, um dos fundadores da revista L'Écho des Savanes, faleceu aos 80 anos, no dia 13 de junho, em Genebra, na Suíça.

Ele nasceu em 20 de outubro de 1940, em Bizerta, na antiga Tunísia Francesa. Seu avô era um oficial da marinha russa, membro da nobreza e muito fiel ao Czar, e após a revolução russa, em 1917, se refugiou no norte da África.

A carreira de Mandryka começou em 1964, quando publica as aventuras de Boff na revista Vaillant. Em 1965, publica no mesmo título o famoso Le Concombre Masqué (O Pepino Mascarado), personagem que criara com 14 anos. Nessa época usava diversos pseudônimos como Kalkus, Nik, Karl Kruss, Caleq-usse, Calgus e Kil.

Mandryka tinha um humor anárquico. Ele torna-se colaborador da revista Pilote em 1966. O Pepino Mascarado é publicado na Pilote, em 1971. Após uma disputa com René Goscinny, o editor-chefe da revista, Mandryka abandona o título em 1972 e junto com Marcel Gotlieb e Claire Bretécher cria a revista L'Écho des Savanes.

Ele também colaborou com outra publicação importante, a Charlie Mensuel, da qual se tornou editor-chefe em 1982.

Le Concombre Masqué voltaria ser publicado na Pilote, em 1979. Mandryka assume o cargo de editor-chefe da publicação em 1984.

Um de seus trabalhos, Pas de sida pour Miss Poireau, junto com Claude Moliterni, ganhou o prêmio Alfred, na categoria comunicação, em 1988, no Festival de Quadrinhos de Angoulême. Ele ganhou o Grand Prix de Angoulême, em 1994. Em 2005, o Festival de Angoulême o concedeu o prêmio patrimônio ao Le Concombre Masqué.

O Pepino Mascarado virou uma série de desenhos animados em 3D, em 1993.

Mandryka também criou Les Clopinettes (com Gotlieb), Les Aventures Galactiques de Roger Bacon, Lob de la Jungle (com Lob), Les Gardiens du Maser (ilustrado por Massimiliano Frezzato), entre muitas outras HQs. Um de seus álbuns mais recentes é Conc et Chou - Lanceurs d'alerte, publicado pela editora Alain Beaulet, em 2017.

Em 2006, seu nome foi usado para dar nome a um Asteroide. E, mais recentemente, em 2019, ganhou o Grand Prix Töpffer, em Genebra, pelo conjunto de sua obra.

Nikita Mandryka será lembrado com um dos grandes nomes do humor, da sátira e da anarquia em quadrinhos.

Nikita Mandryka

Le Concombre Masqué

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA