Confins do Universo 134 - Quadrinhos e esportes: dá jogo, nocaute, pedal... -
OUÇA
Notícias

Krazy Kat, clássico dos quadrinhos, ganhará edição de luxo pela Editora Skript

18 junho 2021

A Editora Skript iniciou a pré-venda de Krazy Kat (1916-1918), reunindo as primeiras tiras dominicais do período produzidas por George Herriman para este que é um dos maiores clássicos dos quadrinhos mundiais.

A edição é baseada na coleção da Fantagraphics que conta até agora com três volumes, lançada nos Estados Unidos e indicada ao Eisner Award. Com acabamento de luxo, terá formato 28 x 35 cm, 176 páginas e capa dura. Já está disponível pela plataforma Catarse.

O enorme sucesso de Krazy Kat no início do Século 20 influenciou o mercado e era a leitura predileta de Chaplin, Picasso e Walt Disney. O Mickey (e todo gênero de funny animals) talvez não teria existido se não fosse Krazy Kat e Ignatz. Ignatz, inclusive, ao lado do Eisner é o nome de um dos maiores prêmios dos quadrinhos mundiais.

Foi em 1910, de volta a Nova York, que Herriman iniciou a criação que o deixaria famoso. A HQ se chamava The Dingbat Family. A ideia era algo bem inusitado e original: uma família que vivia reclamando dos vizinhos barulhentos do andar de cima. Detalhe: os vizinhos nunca apareciam. Após um mês, o título mudou para The Family Upstairs. É o primeiro caso de personagens de quadrinhos que fazem sucesso sendo desconhecidos do público. E aqui também é talvez a primeira vez que acontece algo que se tornaria comum no meio: personagens secundários roubarem a tira.

No dia 26 de julho de 1910, um felino apareceu levando uma tijolada de um rato. Os dois ainda não tinham nome, mas despertaram o interesse dos leitores. A dupla continuou presente, voltando no meio da irritação da família com seus vizinhos. A popularidade dos animais foi tanta que ganharam nomes: Krazy Kat e Ignatz.

A partir de 28 de outubro de 1913, eles já tinham sua própria HQ batizada de Krazy Kat, com a fundamental chegada de outro personagem, o bulldog e policial Offissa Pupp. Em 23 de abril de 1916 virou página de domingo.

Para mais detalhes da pré-venda, planos disponíveis, recompensas programadas e apoiar, clique aqui.

 

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA