Confins do Universo 131 - Oito décadas de Capitão América -
OUÇA
Notícias

Livro amplia a compreensão sobre jornalismo e quadrinhos

19 maio 2021

O novo volume da série Jornalismo e Sociedade amplia a compreensão do que é o Jornalismo em Quadrinhos (formato 16 x 23 cm, 248 páginas, R$ 52,00) e os diálogos possíveis entre imagens, quadrinhos e jornalismo.

São artigos de estudiosos e apaixonados pelo tema, que abordam as pesquisas e as práticas jornalísticas e seus discursos, no sentido de apreender o que o desenho agrega aos textos e falas na narração de apresentação dos acontecimentos. E, também, como textos e desenhos se articulam para configurar uma nova linguagem, capaz de representar os fatos, criando um maior entendimento dos personagens e seus lugares nos enredos jornalísticos.

A obra é um lançamento da Editora Insular e foi organizada por Vinícius Pedreira Barbosa da Silva e pela Profa. Célia Ladeira Mota (ambos da UnB). Com prefácio do prof. Fernando Resende (UFF), o livro conta com 11 capítulos sobre a temática, sob diversos enfoques.

A obra é dividida em três momentos: parte mais histórica da relação entre imagens, quadrinhos e jornalismo; pesquisas e práticas que vêm sendo desenvolvidos em diferentes contextos (brasileiro e internacional); e espaço voltado para trabalhos sobre a obra do jornalista-quadrinista Joe Sacco. Os demais autores são Augusto Paim, Luiz Fernando Menezes, Iuri Barbosa Gomes, Deise Cavignato, Juscelino Neco de Souza Júnior, Flávio Pinto Valle e Djenane Arraes.

 

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA