Confins do Universo 131 - Oito décadas de Capitão América -
OUÇA
Notícias

Morreu o mangaká Kentaro Miura, autor de Berserk

20 maio 2021

Kentaro Miura, autor do célebre mangá Berserk, faleceu no último dia 6 de maio, aos 54 anos, em decorrência de uma dissecção da aorta. A notícia só foi divulgada no dia 20 de maio, no Japão.

Ele nasceu em 11 de julho de 1966, na cidade de Chiba. Aos 10 anos começou a produzir seus próprios quadrinhos com Miuranger, título que saiu em uma publicação escolar e teve 40 volumes. A partir de então, lançou outros trabalhos e aprimorou suas técnicas artísticas. Sua primeira publicação profissional independente aconteceu em 1982, quando estava no ensino médio.

Aos 18 anos, Miura passou a ser assistente de George Morikawa (Hajime no Ippo). Em 1985, se inscreveu para o exame de admissão em uma faculdade de arte na Universidade de Nihon, e foi aprovado. Seu primeiro trabalho serializado, Noa, foi publicado na revista Shōnen semanal, sem maiores repercussões.

Seu grande sucesso, Berserk, começou em 1989 na revista Monthly Animal House, de forma serializada.

Berserk conta a história de do misterioso Guts, um "Espadachim Negro" que carrega em sua mão mecânica uma enorme espada, e em seu pescoço uma estranha marca que atrai forças demoníacas. Em sua busca por vingança contra um antigo inimigo, nem tudo sai a seu favor, e ele recebe ajuda de uma fantástica criatura. Os temas abordados e a arte detalhada do autor atraiu vários fãs em todo o mundo.

O mangá é publicado no Brasil pela Panini Comics, que lançou também um guia oficial compilando informações da série, como descrição de personagens, história e cenários criados por Kentaro Miura. Inclui curiosidades inéditas e outras informações.

Com o falecimento do mangaká, a obra fica inacabada, uma vez que continuava sendo publicada, ainda que irregularmente.

Miura também supervisionou o anime de Berserk.

 

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA