Confins do Universo 134 - Quadrinhos e esportes: dá jogo, nocaute, pedal... -
OUÇA
Notícias

Ultimato do Bacon Editora lança catálogo digital gratuito com as melhores HQs brasileiras

24 junho 2021

A editora Ultimato do Bacon acaba de lançar um catálogo digital As Melhores HQs Brasileiras, que pode ser baixado gratuitamente e lista obras indicadas pelos organizadores e convidados.

No final de 2020, Lucas Souza e Alexandre Baptista entrevistavam o português Filipe Melo e argentino Juan Cavia (autores de Os Vampiros, publicado pela Sesi-SP) para o podcast Costelinha, quando foram interpelados qual seriam as melhores HQs brasileiras para os dois. Lucas indicou Yeshuah Absoluto, de Laudo Ferreira; e Alexandre indicou Mil Léguas Transamazônicas – Uma Aventura de Verne e Mauá, de Spacca e Will.

Dias depois, por ocasião do Dia do Quadrinho Nacional, em 30 de janeiro deste ano, o questionamento voltou à tona. Com o objetivo de ter uma lista abrangente, Lucas e Alexandre convidaram diversos nomes do mercado - de autores, roteiristas, desenhistas e coloristas a editores, lojistas, organizadores de eventos e produtores de conteúdo, das mais variadas origens e formações - para que cada uma dessas pessoas pudesse elencar sua HQ nacional favorita.

Dentre os convidados estão Laudo Ferreira, Roberta Cirne, Marcel Bartholo, Germana Viana, Flavio Soares, Will “Sideralman”, Luis Carlos Sousa, Milena Azevedo, Rafael Dantas, Jean Lins, Flávio Luiz, Rodrigo Ramos, Leandro Robles, Daniel Miranda (Negro Geek), Gustavo Sleman (Band Geek), D’Artagnan Sant’Anna (Dart Nerd), David Horeglad (HQ Ano 1), Paulo Cavagnari (Tosqueira Comix), Thiago Carneiro (Afro Nerd), Rômulo Miranda (Terra 52), Kim Martins (Review Express), Rodrigo “Barba” (Pelas Barbas de Odin), André Roberto “Brasuka”, Franz Lima, Ricardo Elesbão (Confraria Bonelli), Marcello Fontana (autor, Editora Trem Fantasma), Lucas Pimenta (Editora Trem Fantasma), Guido Moraes (Editora Trem Fantasma), Daniel Saks (Ink&Blood Comics), Neimar Nunes (Editora Saicã), Thais Ometto-Brown (Le Chat Noir), Roberto de Castro (Universo Fantástico), Daniel Balboa (Lazarus Comic Shop), além da “prata da casa” da Ultimato do Bacon Editora, com Monique Michelon, Breno Raphael, Alexandre Baptista e Lucas Souza.

A estratégia foi usar como parâmetro de “melhor” o gosto e a experiência pessoal de cada participante para seu quadrinho favorito naquele momento, mesmo sabendo que até isso muda com o tempo.

Outra regra que os editores definiram era que cada convidado poderia indicar apenas uma HQ e não poderia ser igual às outras indicadas anteriormente. A intenção era a de ajudar os leitores – especialmente aqueles menos acostumados à produção nacional - a mergulhar em diversas obras que mostram a versatilidade e o poder da nossa produção, servindo como um ponto de partida para leitores que queiram conhecer mais os quadrinhos brasileiros.

O resultado foi lançado em quatro formatos: um vídeo no canal Sobrecapa, no episódio 100 do podcast Costelinha, em uma matéria no site Ultimato do Bacon e no já mencionado catálogo digital que pode ser baixado gratuitamente.

A ideia é a brincadeira em breve, uma vez que muitas convidadas e convidados não puderam participar desta vez.

Já são mais de 640 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA