A história do Império Secreto
Conheça o emaranhado de conspirações e os bastidores
dessa organização criminosa da Marvel
.
Império Secreto é o nome do grande crossover da Marvel Comics envolvendo o Capitão América e a Hidra, que começará a ser publicada em abril, com Secret Empire # 0.
A história prossegue num especial gratuito que será distribuído no dia 6 de maio, durante o Free Comic Book Day, e continua numa minissérie de nove partes e várias edições especiais.
A arte dessas edições será de Steve McNiven, Andrea Sorrentino, Leinil Yu e Daniel Acuña.
Mas o que é o Império Secreto?
A história do Império Secreto é antiga e começa com a Hidra.
Assim como o seu nome sugere, a organização terrorista mundial sempre possuiu muitos tentáculos. São muitas as organizações controladas ou ligadas à Hidra. A I.M.A., por exemplo, começou como um braço da Hidra. Para controlar todos esses subgrupos, o Barão Wolfgang Von Strucker criou um comitê chamado THEM (literalmente, ELES) cuja função básica era supervisionar a I.M.A. e um outro grupo importante, o Império Secreto.
Esse comitê existiu por um período curto, algumas poucas aventuras da revista Tales of Suspense, de 1966. Dentre as suas ações de destaque estão diversas tentativas de matar Nick Fury e o Capitão América, o desenvolvimento do Cubo Cósmico e o retorno do Caveira Vermelha, que estava hibernando em animação suspensa desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
O Império Secreto surgiu numa aventura de Stan Lee e Jack Kirby publicada em Tales to Astonish # 81 – revista na qual saíam as aventuras do Capitão América –, em julho de 1966. Era um grupo subversivo composto por membros encapuzados que usavam uma roupa vermelha e se referiam uns aos outros usando apenas números.
O líder sempre foi chamado de Número Um. E, apesar de estar subordinado à Hidra, eles sempre tentaram se libertar dessa influência. A Hidra, por sua vez, financiava a organização como uma maneira de atrapalhar a S.H.I.E.L.D. e limitar sua eficácia.
A descrição acima se assemelha a uma grande teoria da conspiração, uma enorme casca de cebola em que sempre existe uma outra camada interior Isso porque esse era o clima da Guerra Fria, da década de 1960 após a morte de John Kennedy, do período do final da Guerra do Vietnã. Os Estados Unidos passavam por um período de muita paranoia e conspiração.
Nos quadrinhos, o Império Secreto era um reflexo dessa realidade dentro do universo dos super-heróis da Marvel Comics.
O Império Secreto enfrentou Hulk, Namor, X-Men, Defensores, Capitão América, e foi responsável pela criação do vilão Grifo (Johnny Horton). A organização conseguiu sua independência após a primeira "morte" do Barão Strucker. Depois disso, a maioria de seus planos visou tomar o controle dos Estados Unidos, influenciando a política e até em algumas tentativas violentas de dar um golpe de estado.
Num desses confrontos, o Capitão América descobriu que o Número Um do Império Secreto era um membro do governo dos Estados Unidos e, após derrotá-lo, abandonou o uniforme do “Sentinela da Liberdade” e assumiu a identidade de Nômade. Essas histórias, publicadas em 1973, foram inspiradas no escândalo Watergate e no governo do presidente Richard Nixon.
Em diversas histórias, agentes do Império Secreto são os mandantes de atos criminosos realizados por empresas Roxxon ou a corporação Brand. Alguns vilões que já trabalharam para o Império Secreto são: Bumerangue, Quasímodo, Professor Poder, Rei do Crime, Víbora, Dr. Faustus, Mentallo e Armador (Fixer). Dentre os líderes da organização estão Barão Von Strucker, Caveira Vermelha, Madame Hidra e Professor Poder.
Numa de suas encarnações na década de 1990, o Império Secreto foi reconstruído pelo Caveira Vermelha. Nos últimos 15 anos, a organização apareceu diversas vezes, atuando contra o Demolidor, o Capitão América e os Vingadores Secretos.
Não é de estranhar que num dos momentos mais turbulentos da história recente dos Estados Unidos, as aventuras do Capitão América tenham retornado aos elementos conspiratórios e assumido tons políticos, como ocorreu na década de 1970, quando Steve Englehart era o roteirista da série.
A saga Império Secreto é o resultado do trabalho de Nick Spencer nas revistas Captain America – Sam Wilson e Captain America – Steve Rogers, e continua desenvolvendo a temática na qual Steve Rogers é um membro da Hidra, um assunto que foi até motivo de protestos nos Estados Unidos, quando lançaram Captain America # 1, em 2016.
Sérgio Codespoti faz parte de uma organização secreta que acredita que os quadrinhos foram inventados para ele gastar dinheiro.
.