Castanha do Pará é o primeiro quadrinho vencedor do Prêmio Jabuti
O Estadão divulgou a lista completa dos vencedores do 59º Prêmio Jabuti, a mais importante premiação literária do Brasil. A entrega dos prêmios acontecerá no próximo dia 30 de novembro, ocasião na qual serão revelados também os nomes que compuseram o júri.
A lista completa pode ser vista aqui.
O destaque da edição deste ano foi a inclusão de duas novas categorias: Histórias em Quadrinhos e Livro brasileiro publicado no exterior.
O grande vencedor em Histórias em Quadrinhos foi Castanha do Pará, obra independente de Gidalti Jr., em seu primeiro trabalho. A publicação foi possível por meio de financiamento coletivo no Catarse.
Inteiramente colorida em aquarela, a HQ conta as aventuras de um menino-urubu que vive pelos cenários do tradicional mercado público Ver-o-Peso, em Belém. Ele mora sob o céu aberto e sobrevive dos furtos e das migalhas de atenção que sobram do mundo ao seu redor.
Os outros dois contemplados foram Hinário Nacional (Veneta), de Marcello Quintanilha; e Quadrinhos dos Anos 10 (Quadrinhos na Cia.), de André Dahmer.
.