ComiXology lançará assinatura de planos de leitura ilimitada
Segundo Rich Johnston do site Bleeding Cool, o serviço de venda de quadrinhos digitais ComiXology está prestes a lançar planos de leitura ilimitada.
ComiXology é o maior site do gênero dos Estados Unidos e conta com mais de 75 editoras norte-americanas no seu catálogo, um acervo que oferece desde as gigantes Marvel, DC e Image até artistas interindependentes, tendo, inclusive, lançamentos simultâneos com as comic shops e publicações exclusivas para o formato digital.
Em 2014, depois do sucesso no meio digital, o site foi comprado pela Amazon.
Nos EUA, já existem alguns sites que seguem a tendência popularizada pela Netflix, de oferecer um acesso ilimitado ao acervo por um preço fixo (a Marvel tem um serviço próprio chamado Marvel Unlimited e a Scribd, recentemente, começou com assinaturas que oferecem livros e quadrinhos), mas nenhum deles conta um catálogo que inclua todas as grandes editoras.
Especula-se que os lançamentos não entrarão imediatamente na opção ilimitada, mas que muitos leitores estariam dispostos a esperar, devido à grande economia que isso representa. Isso certamente aumentará a quantidade de quadrinhos lidos, mas reduzirá o faturamento das editoras e artistas.
Segundo Johnston, a ComiXology já espera reclamações das editoras, mas provavelmente será obrigatória a participação no serviço para todos que quiserem continuar comercializando seus quadrinhos pelo site.
Espera-se que o site faça o anuncio do serviço de assinaturas em outubro, na New York Comic Con.
A ComiXology comercializa quadrinhos em inglês e francês, e sua loja conta com clientes do mundo todo. No Brasil, nenhum desses serviços ainda está disponível. Existem algumas iniciativas de venda de quadrinhos digitais, como o Mais Gibis, e até serviços de assinatura, como a Nuvem de Livros (que contém livros digitais e quadrinhos), e o Social Comics, que será lançado ainda este ano, mas ainda não existe a perspectiva de se adquirir em português títulos digitais das grandes editoras dos EUA.