Confira detalhes de Maldito Seja Alberto Monteiro, da Ugra Press
Em meio à ebulição da cultura independente e ao boom do rock alternativo que marcaram os anos 1980 e 1990, Alberto Monteiro cravou seu nome no underground brasileiro editando fanzines como Hauuzc, Jamd Jek, Mental Freeze e Anti Usual.
Com uma mistura caótica de referências e disposição para levar a linguagem dos quadrinhos aos limites da experimentação, Alberto retratou as angústias e o humor da juventude do final do século 20.
Para o terceiro volume da coleção Maldito Seja (formato 15,5 x 23 cm, 82 páginas, R$ 25,00) o artista carioca – também conhecido pelos trabalhos expostos em galerias de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro – selecionou de seus arquivos pessoais mais de 30 HQs curtas produzidas entre 1989 e 1993.
Maldito Seja Alberto Monteiro conta com prefácio escrito por Weaver Lima e uma entrevista conduzida por Yury Hermuche, Law Tissot, Fábio Zimbres e o próprio Weaver. O título é uma publicação da Ugra Press.
A Coleção Maldito Seja se propõe a garimpar os quadrinhos autorais brasileiros produzidos entre a década de 1980 e o início dos anos 2000. Originalmente publicados em fanzines e revistas independentes, esses trabalhos estão agora sendo reunidos em álbuns dedicados a cada autor, prontos para serem relidos pelos antigos fãs e descobertos por novos leitores.
Os dois primeiros volumes, dedicados aos trabalhos de Henry Jaepelt e Law Tissot, foram lançados em novembro de 2013.