Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Conheça a Plaf, uma revista brasileira sobre quadrinhos

31 agosto 2017

“O mundo dos quadrinhos é o mundo todo”. É com esse mote que chega às comic shops a Plaf (formato 21 x 28 cm, 56 páginas, R$ 15,00), revista brasileira sobre quadrinhos com foco na produção autoral e na diversidade temática, abordando desde autores brasileiros até produções estrangeiras.

A cada edição, a publicação bimestral trará reportagens, entrevistas, resenhas, matérias e HQs inéditas. O número de estreia traz um ensaio sobre a representatividade LGBT nos quadrinhos hoje. A capa é da mineira Lu Cafaggi.

A Plaf nasce com a proposta de ser um veículo crítico de divulgação do atual momento da produção autoral no Brasil. Editada por Carol Almeida, Dandara Palankof e Paulo Floro, espera mostrar os quadrinhos como uma arte plural e inquieta, que dialoga com questões importantes do mundo atual.

Este primeiro número traz uma entrevista com o quadrinhista André Dahmer (Malvados), um dos autores que melhor comentam esses tempos de instabilidade política (e emocional) do Brasil, e uma análise sobre os ciclos produtivos das HQs brasileiras e seu atual cenário.

O título tem ainda um infográfico sobre as andanças de Tintim pelo mundo e uma coluna sobre Maria Aparecida Godoy, uma das primeiras roteiristas brasileiras a ganhar destaque no mercado editorial. “Nossa ideia é produzir uma revista que fale simultaneamente de como os quadrinhos contemporâneos dialogam com o mundo ao redor, sem esquecer a necessidade de preservar a memória da própria história das HQs”, declara Carol.

Dentre os interesses da publicação está a valorização da produção pernambucana e nordestina. Neste número, a Plaf traz uma reportagem sobre a Ragu, importante publicação de Recife. Criada por João Lin e Mascaro nos anos 1990, a revista trouxe inovações estéticas e experimentações.

Além disso, trará a cada edição HQs inéditas e exclusivas. Logo na estreia tem Lu Cafaggi, a brasiliense Renata Rinaldi e o pernambucano João Lin. Já Raoni Assis apresenta, ao lado de Rodrigo Acioli, uma história sobre o Ocupe Estelita, movimento que questiona a especulação imobiliária em uma área histórica do Recife. Fechando a edição, uma sátira ao nosso atual momento político, pelo quadrinhista piauiense Caio Oliveira.

A revista será vendida em comic shops no Recife, João Pessoa, São Paulo e Curitiba, mas também poderá ser adquirida na sua loja virtual e na loja online da Ugra Press. A Plaf é uma iniciativa da Revista O Grito!, site especializado em cultura pop e arte, com sede no Recife, e tem o incentivo do Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado de Pernambuco.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA