Final de Vilania Eterna tem o retorno de emblemático personagem da DC Comics
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo DC, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.
Ontem, nos Estados Unidos, foi lançada – nas versões impressa e digital - a sétima e última parte da minissérie Vilania Eterna (Forever Evil), a primeira grande saga da DC Comics no universo Novos 52 após o reboot de 2011.
O confronto gerado pela chegada do Sindicato do Crime trouxe grandes consequências para alguns personagens. Dentre as mais significativas, está uma nova armadura para o Ciborgue, as primeiras aparições dos Homens Metálicos e de Ted Kord nesta cronologia, a nova identidade secreta de Dick Grayson e mudanças na formação da Liga da Justiça, agora com a presença de Lex Luthor (que descobriu a identidade secreta do Batman) em suas fileiras.
Mas a maior revelação da saga, que promete ter grandes repercussões no Universo DC, é o retorno de um emblemático vilão.
Na última página da história, é mostrado que o cataclisma que atingiu o mundo paralelo do Sindicato do Crime e ocasionou a fuga deles para a nossa dimensão foi um ataque do Anti-Monitor, um ser vagando através do multiverso destruindo as diferentes realidades alternativas.
E não é apenas isso. A história indica existir alguma relação entre ele e Darkseid, outro vilão que, em breve, retornará nas histórias da Liga da Justiça, como o próprio escritor Geoff Johns revelou durante o FIQ do ano passado.
Anti-Monitor é o vilão responsável pela maior e mais importante saga já produzida pela DC: Crise nas Infinitas Terras, escrita por Marv Wolfman e ilustrada por George Pérez. Publicada entre 1985 e 1986, ela mostrava o ataque do vilão pelo multiverso, destruindo os mundos com o uso de antimatéria. Como resultado da trama, a editora provocou um reboot completo de sua linha de heróis, recomeçando do zero em um único e coeso universo.
Na época, foi uma mudança mais radical do que a de 2011.
Vale lembrar que, em 2015, serão completados 30 anos de Crise nas Infinitas Terras. Estaria a aparição do personagem indicando que a DC tem planos para comemorar a data?
Vilania Eterna começa a ser publicada no Brasil, pela Panini Comics, no próximo mês de junho.